Reportagens

O ciclo do metano pode ter começado

Ao constatar as maiores concentrações de metano nos últimos 3 anos, pesquisadores suspeitam sobre ciclo irreversível e rápido de aquecimento por causa do gás.

Redação ((o))eco ·
22 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

O jornal inglês Independent publicou hoje um artigo anunciando a constatação de pesquisadores sobre o rápido aumento da concentração de metano na atmosfera nos últimos três anos (2007, 2008 e 2009). O gás é considerado muito mais perigoso do que o dióxido de carbono (CO2) no processo de aquecimento global porque é capaz de reter bem mais o calor do sol, apesar de se acreditar que ele suma rapidamente na atmosfera, ao se quebrar. Agora, uma das maiores preocupações gira entorno das imensas quantidades de metano presas na região ártica em forma de tundra congelada, que estão sendo liberadas na medida em que a zona bate recordes de derretimento em função do aumento de calor.

É como um ciclo vicioso, em que mais calor provoca mais derretimento, e, com isso uma maior liberação de metano. Como consequência, ainda mais aquecimento. Cientistas dos maiores centros de pesquisas climáticas do mundo acreditam que este fenômeno aconteceu no final da última era glacial, que se encerrou em questão de décadas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Além da liberação do gás pelo derretimento do gelo nas altas latitudes, o gás metano é emitido através da decomposição orgânica, na produção de combustíveis, na agricultura, na pecuária. Os níveis globais de metano na atmosfera estão na casa de 1.790 partes por bilhão (ppb). Em 1984, quando as medições começaram, estavam em 1.630ppb e vêm subindo desde então.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
18 de maio de 2026

Mato Grosso ganha roteiro que une ciência, conservação, turismo – e primatas!

Projeto integra turismo científico e conservação da biodiversidade em rota que percorre sete localidades no estado em busca de 15 espécies de macacos

Salada Verde
18 de maio de 2026

Estudo mostra a importância de área de conservação para abelhas sem ferrão

Pesquisa aponta a capacidade de adaptação dessas abelhas, que utilizam áreas verdes urbanas, como muros e monumentos, para garantir a reprodução da flora

Colunas
18 de maio de 2026

Como a proibição da queima da cana em São Paulo impulsionou o desenvolvimento econômico e social

Estudo inédito mostra que regulações ambientais bem desenhadas podem acelerar inovação e empurrar cadeias produtivas para modelos mais eficientes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.