Reportagens

Exemplo de bom senso

Presidente das Maldivas faz novo apelo para que países se comprometam em reduzir emissões, frisando que debate sobre clima deve ser tratado como tema de segurança nacional e economia.

Redação ((o))eco ·
18 de março de 2010 · 16 anos atrás

Depois de fazer emocionados e contundentes apelos por um acordo climático forte antes e durante a Conferência do Clima, em Copenhague, em dezembro passado, o presidente do arquipélago das Maldivas, Mohamed Nasheed, insistiu em um encontro na Finlândia nesta semana que as discussões sobre aquecimento global devem ser reenquadradas como debates sobretudo econômico e de segurança nacional. Seu país é um dos que menos contribui para emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e um dos primeiros a serem gravemente afetados em função do aumento do nível dos oceanos, podendo desaparecer por completo.

Ele, no entanto, se comprometeu publicamente a tornar as Maldivas um exemplo de transformação, fazendo sua economia carbono-neutro até 2020. Em novo discurso, Nasheed explicou que o tempo de os países “apontarem os dedos”, culpando uns aos outros sobre o ônus das mudanças climáticas já passou, enfatizando que tanto desenvolvidos como emergentes devem agir juntos para recuperar o tempo perdido desde a conferência da ONU na Dinamarca. “Não há desculpa para que as emissões de países em desenvolvimento não serem limitadas também”, ele disse, acrescentando que a redução dos gases é um ato economicamente responsável e não impeditivo do desenvolvimento.

Leia mais sobre o drama das Maldivas:

Mudança climática de mala e cuia

Revolução pelo desastre
Problema humanitário

Leia também

Salada Verde
9 de dezembro de 2025

Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil

Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental

Notícias
9 de dezembro de 2025

Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF

Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida

Análises
9 de dezembro de 2025

Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo 

A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.