O mecanismo global concebido para reduzir emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD) ameaça impactar controle social local em países tropicais pobres, afirma estudo recém publicado. O artigo, divulgado na revista Science pelos pesquisadores Edward Webb e Jacob Phelps, analisa como o esquema poderia se tornar mais complexo muito em breve, não valorizando o modo de vida e as intervenções de comunidades locais.
Em nível nacional, a corrida para fazer parte de um mercado de carbono competitivo não demandaria uma tendência de descentralização em países mais pobres, onde governos têm dado a comunidades e administrações locais mais direitos e poderes para gerenciar suas florestas.
O manejo descentralizado das florestas tem aparentemente aprimorado o estoque de carbono, resultando numa quantidade maior de recursos para administrar. O mecanismos de REDD, diz o artigo, é um esquema baseado no desempenho de cada local, que aumentaria dramaticamente o valor de mercado das matas. O risco do não pagamento, resultando em problemas no manejo, iria incentivar um controle maior pelos governos centrais.
Webb e Phelps defendem que um esquema de REDD devidamente constituído é complexo e arrisca resultados positivos, se feito de modo indevido.
O estudo foi publicado dias após o lançamento de um manifesto de preocupação feito por 42 organizações não governamentais, que denunciaram a Iniciativa Paris-Oslo de não considerarem os interesses de populações locais. (Patch Bodenham)
Veja o manifesto aqui.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Maior evento de observação de aves do mundo contará com etapa no norte do Paraná
Global Big Day promove a observação de aves como ferramenta para conservação; movimento no Brasil ganha força com o turismo de natureza na região norte do Paraná →
Santa Marta encerra conferência com avanço político e pressão por tratado dos fósseis
Sem acordos vinculantes, conferência articula coalizão internacional e pressiona por saída dos combustíveis fósseis →
A distância também adoece: o acesso à saúde em comunidades remotas da Amazônia
Garantir um acesso contínuo e digno à saúde na Amazônia exige atuação conjunta. Nenhuma instituição, isoladamente, dará conta dessa complexidade →
