Notícias

Festival de Cinema movido à energia nuclear

Até 14 de julho, acontece no MAM o 2° Festival sobre Energia Nuclear, exibindo mais de 50 filmes independentes de cineastas de todo o mundo.

Duda Menegassi ·
2 de julho de 2012 · 12 anos atrás

Com 54 filmes sobre a temática nuclear, o 2° Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival – acontece na Cinemateca do MAM, de 28 de junho a 14 de julho. Temas como mineração de urânio, centrais nucleares, bombas atômicas e lixo radioativo são abordados em filmes independentes de cineastas de todo mundo.

O festival quer incentivar as produções com a temática nuclear, que é um ponto importante nas discussões sobre o futuro da humanidade no planeta. Com curtas e longas, a expectativa é despertar o interesse do público e enriquecer a discussão sobre energia nuclear.

As categorias premiadas em 2012 serão: melhor longa-metragem, melhor curta-metragem e melhor filme de animação. O prêmio é o “Yellow Oscar”, que é um modelo do último bonde do Rio de Janeiro, feito a partir de materiais reciclados, com um ligeiro “extra”, o modelo feito para o “Yellow Oscar” é um bonde movido à energia solar. “Yellow”, significa amarelo em inglês, e é a cor de alerta, além de ser a cor do próprio urânio radioativo. A cerimônia de premiação será no último dia do Festival, dia 14 de julho, no MAM.

Todos os filmes são exibidos na Cinemateca do MAM, com classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos custam R$5,00 (inteira), maiores de 60 e estudantes pagam R$2,00. Confira a programação completa dos filmes aqui. Depois do Rio de Janeiro, o festival segue para outras cidades do Brasil e do mundo.

Serviço
O que: 2°Festival de Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival
Quando: de 28 de junho a 14 de julho
Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna, MAM
           Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Ingressos: Inteira – 5 reais ; estudantes ou maiores de 60 pagam 2 reais.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.