Salada Verde

Rio+20: eventos abertos ao público – parte 2

À véspera da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mais exposições, encontros e palestras são confirmados.

Daniele Bragança ·
29 de maio de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O evento oficial da Rio+20 terá uma participação de 50 mil pessoas, que precisam estar credenciadas.  Mas há uma variedade de eventos abertos ao público. Há três semanas divulgamos uma primeira lista.  Como muitos eventos só estão tendo confirmação de dia e local agora, fizemos mais uma lista para você, com ênfase naqueles abertos e gratuitos. Marque na agenda.

Coppe na Rio+20
A prestigiada Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) quer divulgar o conhecimento acadêmico para além da Universidade e tem uma programação especial voltada para a Rio+20. Até lançou um site especialmente para divulgar seus eventos, o Coppe na Rio+20.

Os eventos se dividem entre a cidade universitária e o Parque dos Atletas e acontecem entre o dia 13 e 21 de junho. Entre os convidados, o Ignacy Sachs, professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales; Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; Marina Silva e até do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dará palestra no dia 14 de junho.

As discussões giram em torno de biocombustíveis, hidrelétricas, proteção do mar, irradicação da pobreza entre outros. Confira a programação completa no site oficial do evento.

Exposição ‘Suécia Inovadora’
No Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição ‘Suécia Inovadora’, que começou hoje, mostra para o público carioca as ideias inovadoras das empresas suecas para enfrentar os problemas do dia a dia. Em formato interativo, os visitantes poderão verificar 20 soluções, desde um recipiente portátil que transforma água suja em potável usando energia solar, passando pela tecnologia do controle óptico, ou seja, um computador que é controlado pelos olhos humanos.

A exposição, que funciona de 9h às 21h, é gratuita e ficará a mostra até o dia 8 de julho, quanto irá para China.
De 29 de maio a 8 de julho de 2012, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ

Eventos abertos promovidos pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP

2º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói
Jessica Morris, Diretora de Iniciativas Estratégicas da sede do ITDP nos Estados Unidos, fará uma apresentação sobre os princípios de mobilidade urbana sustentável. Depois os convidados vão utilizar os princípios para analisar dois corredores de transporte cruciais para o desenvolvimento de Niterói.

O seminário acontecerá no dia 13 de junho, das 9h às 18hs, no Instituto La Salle (http://www.lasallerj.org/), Rua Gastão Gonçalves, 79 –Icaraí (Niterói).

Interessados em discutir mobilidade urbana em um mundo que privilegia o transporte individual, não coletivo, podem se inscrever, de graça, pelo site, ou pelos telefones: 2621-5558 ramal 241/235.

Pedalando por um mundo melhor, do MAC de Niterói, ao MAM, no Rio de Janeiro
Passeio de bicicleta do Museu de Arte Contemporâneo de Niterói (MAC) ao Museu de Arte Moderno do Rio (MAM), passando pelas barcas. Coordenado pela Prefeitura de Niterói, com a participação da equipe do ITDP e Thiago Leitman (Passeio Completo).
A bicicletada será no dia 17 de junho, domingo, e começa às 09:30h. Não precisa se inscrever, só levar a bike.

Palestras Mobilidade+
Antecipando a Rio +20, as palestras vão gerar um diálogo rico entre especialistas e o público, abordando mobilidade e sua relação com 12 outros conceitos. Cada uma das três palestras terá quatro especialistas, nacionais e internacionais. Uma parceria entre o ITDP, Studio-X Rio, Transporte Ativo, e ONU-Habitat e C40. Os eventos vão acontecer nos dias 5, 12, 19, sempre das 18h às 21h. Local: Studio-X, na Praça Tiradentes, 48, centro do Rio. Não precisa se inscrever.

Desenvolvimento Sustentável Através de Transporte Sustentável
No último dia da Rio+20, haverá na Arena da Barra uma oficina participativa, com o objetivo de considerar o papel de transporte sustentável no processo de desenvolvimento sustentável. Coordenado pelo ITDP e o SloCat, o evento é aberto ao público. Das 11h às 19h.

*Editado: às 1h10 do dia 31/05

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Podcast
22 de novembro de 2024

Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina

A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar.

Manguezal na maré baixa na Ponta do Tubarão, em Macau (RN). Foto: Alex LN / Creative Commons
Salada Verde
22 de novembro de 2024

Supremo garante a proteção de manguezais no país todo

Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono

Reportagens
22 de novembro de 2024

A Floresta vista da favela

Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.