Notícias

Ciclistas saem de vários estados pedalando rumo à Rio+20

Com o objetivo de chamar a atenção para a bicicleta como meio de transporte, ciclistas organizam encontro nacional e eventos paralelos

Redação ((o))eco ·
11 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Ciclistas de vários estados brasileiros decidiram pedalar rumo ao Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Há grupos de todas as regiões do país e de outros países a caminho para participar da World Bike Ride, como está sendo chamada a mobilização na recém-lançada versão em inglês do site organizado por alguns dos participantes.

Ciclistas saíram da Praça do Ciclista na manhã desta segunda-feira. Foto: Divulgação/BNR20

Na manhã desta segunda-feira, ciclistas que saíram da Argentina e de Florianópolis se juntaram a ciclistas de São Paulo e começaram a pedalar em direção ao Rio de Janeiro. “A ideia é não só viajar, mas, por onde passar tentar fazer parcerias com as Prefeituras, escolas e centros culturais para contribuir e ajudar a espalhar a ideia da importância de se valorizar a bicicleta como transporte”, explica João Paulo Amaral, que participa representando o coletivo Bike Anjo. “Pretendemos falar sobre mobilidade urbana e também sobre o que é a Rio+20”, completa.

Os grupos têm trocado informações e devem se encontrar até o final de semana. Além dos ciclistas do Sul que se juntaram aos de São Paulo, há notícias de gente que saiu de Alagoas e de Natal, formando um grupo do Nordeste, e de quem partiu do Centro-Oeste, passando por Minas Gerais. Até da região norte, ciclistas se organizaram para participar – há um grupo que pegou um avião em Manaus só para estar presente nas atividades da Rio+20.

No sábado, dia 17, está prevista uma ação conjunta do grupo com o pessoal do Ônibus Hacker, grupo que se define como “um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas”. As atividades, incluindo oficinas de mecânica de bicicleta e sobre como pedalar, acontecem no Complexo do Alemão e devem começar às 10h.

Ônibus Hacker recebeu pintura especial antes da viagem (foto: Daniel Santini)

Para obter mais informações sobre as atividades envolvendo ciclistas durante a Rio+20, dá para acompanhar as postagens no rioplusbike.org.

* Texto atualizado em 14 de junho, após alerta de que a Bicicletada Nacional e a World Bike Ride são eventos diferentes e não o mesmo, conforme indicado inicialmente neste espaço. Sobre a Bicicletada Nacional, vale acompanhar o twitter @BNR20.

Leia também

Análises
19 de julho de 2024

Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil

Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso

Notícias
19 de julho de 2024

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório

Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes

Salada Verde
19 de julho de 2024

Amazônia é mais destruída pelo consumo nacional do que pelas exportações

Consumo e economias das grandes cidades do centro-sul são o principal acelerador do desmatamento da floresta equatorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.