Ciclistas de vários estados brasileiros decidiram pedalar rumo ao Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Há grupos de todas as regiões do país e de outros países a caminho para participar da World Bike Ride, como está sendo chamada a mobilização na recém-lançada versão em inglês do site organizado por alguns dos participantes.
Na manhã desta segunda-feira, ciclistas que saíram da Argentina e de Florianópolis se juntaram a ciclistas de São Paulo e começaram a pedalar em direção ao Rio de Janeiro. “A ideia é não só viajar, mas, por onde passar tentar fazer parcerias com as Prefeituras, escolas e centros culturais para contribuir e ajudar a espalhar a ideia da importância de se valorizar a bicicleta como transporte”, explica João Paulo Amaral, que participa representando o coletivo Bike Anjo. “Pretendemos falar sobre mobilidade urbana e também sobre o que é a Rio+20”, completa.
Os grupos têm trocado informações e devem se encontrar até o final de semana. Além dos ciclistas do Sul que se juntaram aos de São Paulo, há notícias de gente que saiu de Alagoas e de Natal, formando um grupo do Nordeste, e de quem partiu do Centro-Oeste, passando por Minas Gerais. Até da região norte, ciclistas se organizaram para participar – há um grupo que pegou um avião em Manaus só para estar presente nas atividades da Rio+20.
No sábado, dia 17, está prevista uma ação conjunta do grupo com o pessoal do Ônibus Hacker, grupo que se define como “um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas”. As atividades, incluindo oficinas de mecânica de bicicleta e sobre como pedalar, acontecem no Complexo do Alemão e devem começar às 10h.
Para obter mais informações sobre as atividades envolvendo ciclistas durante a Rio+20, dá para acompanhar as postagens no rioplusbike.org.
* Texto atualizado em 14 de junho, após alerta de que a Bicicletada Nacional e a World Bike Ride são eventos diferentes e não o mesmo, conforme indicado inicialmente neste espaço. Sobre a Bicicletada Nacional, vale acompanhar o twitter @BNR20.
Leia também
Entrando no Clima#40 – Florestas como forças de estabilização climática
Podcast de ((o))eco fala sobre como as florestas têm ganhado espaço nas discussões da COP 29 →
ONU espera ter programa de trabalho conjunto entre clima e biodiversidade até COP30
Em entrevista a ((o))eco, secretária executiva da Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU fala sobre intersecção entre agendas para manter o 1,5ºC →
Livro revela como a grilagem e a ditadura militar tentaram se apoderar da Amazônia
Jornalista Claudio Angelo traz bastidores do Ministério do Meio Ambiente para atestar como a política influencia no cotidiano das florestas →