Um curso gratuito de jornalismo e tecnologia está em andamento em cinco municípios do Mato Grosso do Sul, a fim de capacitar seus moradores para a produção colaborativa de notícias com enfoque nos recursos naturais da região. É o projeto ParaTudo – Rede de Ecomunicadores do Pantanal e da Serra da Bodoquena, uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil (FNB) em parceria com o site de jornalismo ambiental O Eco, patrocinada pelo Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais e pela Secretaria do Consumidor, do Ministério da Justiça.
Por meio desse projeto, a FNB está fortalecendo multiplicadores pela conservação ambiental ao propiciar um diálogo que se expande das conversas entre os 20 ecomunicadores de cada município para da Rede, e da Rede para toda a comunidade brasileira interessada pelo Pantanal e Serra da Bodoquena. Para isso, os integrantes da rede participam de oficinas, têm estímulo e mediação para discussões online e, principalmente, são preparados para a produção de informação regional.
Após a divulgação das vagas do curso, 204 inscrições foram submetidas e 100 pessoas selecionadas. A Rede de Ecomunicadores é composta por uma diversidade que abrange 57 homens e 43 mulheres, com idades que variam de 16 a 57 anos. São pessoas de diversas áreas e escolaridades – do fundamental ao doutorado.
O primeiro encontro aconteceu entre 9 e 16 de dezembro, período em que a equipe da FNB percorreu os municípios contemplados: Miranda, Corumbá, Bodoquena, Bonito e Porto Murtinho. A pauta do encontro estava focada em conhecer um pouco sobre cada ecomunicador e tirar todas as dúvidas com relação ao curso e à rede proposta. Essas atividades foram apresentadas com dinâmicas descontraídas, que fizeram com que as pessoas começassem a se soltar. Num segundo momento, discussões interessantes aconteceram em torno do texto Informação e Comunicação, de Donizete Soares, e do vídeo A História dos Eletrônicos do Projeto A História das Coisas. Os núcleos de cada município contribuíram com seus olhares e peculiaridades, mostrando-se animados para o que está por vir.
O próximo encontro acontecerá entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, com a participação especial de Eduardo Pegurier. Ele vai dar oficinas sobre os temas: “Breve História da Imprensa”, “Reportagem e Técnica de Entrevista” e “Jornalismo Digital e Redes Sociais”. Confira a programação completa na página do curso.
Veja fotos
Leia também
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →
A Floresta vista da favela
Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca →