Salada Verde

Ibama intercepta carga de aranhas vindas da África do Sul

A encomenda foi identificada nos procedimentos de raio-X dos Correios. Aranhas caranguejeiras vinham de Joanesburgo para o interior do Paraná.

Redação ((o))eco ·
30 de janeiro de 2014 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.

Agentes do Ibama apreenderam na última terça-feira (28) um pacote com aranhas caranguejeiras vindas de Joanesburgo, África do Sul. A encomenda foi identificada nos nos procedimentos de raio-X dos Correios, em Curitiba, para onde seguiria com destino a uma cidade do interior do estado do Paraná. O receptador foi multado por crime ambiental.

No pacote havia 4 aranhas caranguejeiras vivas, acondicionadas em recipientes plásticos. Os animais apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para identificação e, tratando-se de espécie exótica, para as devidas destinações que impeçam a introdução da espécie no meio ambiente.

A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental, com pena de detenção de até um ano de prisão e multa. Há 2 anos o Ibama desenvolve parceria no Paraná com os Correios, o que possibilita que o órgão ambiental tenha maior eficiência na ação contra o tráfico de animais e a biopirataria.

Para Jorge Augusto Callado Afonso, superintendente do Ibama no Paraná, os convênios são imprescindíveis para “atuações em cooperação com outras instituições nas ações de combate à ilícitos ambientais”.

 

Raio-X “dedurou” a encomenda inusitada. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.
Raio-X “dedurou” a encomenda inusitada. Foto: Fonte Fiscalização/Ibama.

 

Leia Também
Uma aranha gigante brasileira
Aranhas, escorpiões e insetos da Amazônia em fotos
Biopirataria e o desafio da gestão de florestas públicas

 

Leia também

Notícias
6 de maio de 2024

Ministério Público de MT vai tentar reverter extinção do Parque Cristalino II

Sociedade Civil se une contra recente decisão da justiça matogrossense. Governador do Estado já declarou que não tem interesse em recorrer

Reportagens
6 de maio de 2024

Manguezais restaurados em Santa Catarina atenuam fenômenos climáticos extremos 

Há 12 meses, mutirões comunitários do Projeto Raízes da Cooperação retiram espécies invasoras, replantam mangue nativo e mobilizam a sociedade na região metropolitana de Florianópolis

Análises
6 de maio de 2024

Passado e futuro na tragédia gaúcha

O negacionismo climático, a política rasa e o desprezo histórico pela legislação engrossam o drama de milhões de pessoas no RS

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.