Em 2014 a ONU divulgou a mais nova versão de sua lista de áreas protegidas, com informações sobre mais de 209 mil áreas protegidas de 193 países, cobrindo mais de 32 milhões de km2. Seu objetivo é apresentar dados atualizados sobre as áreas protegidas de todos os países, fornecendo estatísticas em nível regional.
A lista faz parte dos esforços internacionais para avaliar os progressos de uma das Metas de Aichi, que diz que até 2020 pelo menos 17% de áreas terrestres e de águas continentais e 10% de áreas marinhas e costeiras, especialmente áreas de especial importância para biodiversidade e serviços ecossistêmicos, deverão ter sido conservados por meio de sistemas de áreas protegidas geridas de maneira efetiva e eqüitativa, ecologicamente representativas e satisfatoriamente interligadas e por outras medidas espaciais de conservação, e integradas em paisagens terrestres e marinhas mais amplas.
Publicada pela primeira vez em 1961/62, foi lançada na primeira Conferência Mundial de Parques Nacionais, realizada em Seattle, EUA. Esta reunião definiu as bases, definições e padrões para a construção de sistemas nacionais de áreas protegidas. A lista está em sua 14a edição, refletindo os progressos alcançados na expansão de redes de áreas protegidas, saltando de 9.214 áreas protegidas em 1962 para mais de 209.000 em 2014. É também um testemunho do grande compromisso político que os países têm demonstrado para com esta prioridade de conservação global.
Abaixo você pode ver um mapa interativo com todas as áreas protegidas brasileiras que constam da lista. São 1.810 áreas protegidas cobrindo 2.426.789,75 km² de terra e 58.309,14 km² de áreas marítimas, o que corresponde a 20,37% do território nacional. Mais de 200 delas já tem verbetes no WikiParques, que conta com a colaboração de todos para ampliar o número de áreas protegidas em seu acervo.
Clique aqui para ver a lista com as áreas protegidas brasileiras.
Se você quiser ver a versão completa da lista com as áreas protegidas dos outro países, basta clicar aqui.
Leia também
O que são as Metas de Aichi
Copa do Mundo das áreas protegidas: Temos um vencedor
Leia também
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →
A Floresta vista da favela
Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca →