Iniciativa cria biblioteca virtual sobre áreas protegidas brasileiras

Lançada nesta quinta-feira (24), a plataforma Proteja é um projeto colaborativo que reúne documentos e informações sobre áreas protegidas do Brasil

25 de junho de 2021 · 3 anos atrás

Nesta quinta-feira (24), uma iniciativa colaborativa construída por 16 entidades ambientais lançou o Portal Proteja, uma plataforma que reúne informações sobre as áreas protegidas brasileiras. O portal já foi lançado com mais de 700 conteúdos, como pesquisas, bancos de dados, e-books, vídeos e infográficos. As informações podem ser acessadas online e pesquisadas através de filtros específicos ou pelos temas-chave: biodiversidade; floresta e água; pressões e ameaças; economia verde; povos e territórios; e gestão. O projeto é colaborativo e tem como objetivo construir a maior biblioteca virtual sobre áreas protegidas do Brasil.

“O portal é a espinha dorsal de uma iniciativa colaborativa que visa informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade em defesa das áreas protegidas do Brasil, que são as Terras Indígenas e Unidades de Conservação, e os territórios que por lei, ou tradição, têm por objetivo a proteção ambiental”, conta Sylvia Mitraud, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), uma das organizações parceiras do portal, durante o evento de lançamento. A pesquisadora reforçou ainda a importância estratégica de ter uma fonte confiável e acessível para buscar essas informações sobre as áreas protegidas.

Portal Proteja funcionará como biblioteca virtual sobre áreas protegidas. Foto: Reprodução

Além da plataforma, a iniciativa engloba outras ações como o Proteja Talks, palestras sobre áreas protegidas, e o também recém-lançado podcast Proteja Brasil, que reunirá convidados de diferentes setores em uma roda de conversa sobre temas que impactam nesses territórios. O primeiro episódio, com o título “O que são áreas protegidas e sua importância para a sociedade”, foi lançado nesta terça-feira (22).

*Em destaque: o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Foto: Marcio Isensee e Sá

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado