Notícias

WikiParques está de cara nova

Renovação do site amplia a experiência do wiki com a produção de notícias sobre a comunidade de usuários e um clube de fotografia.

Redação ((o))eco ·
11 de maio de 2015 · 10 anos atrás

Em abril de 2014, ((o))eco e a Fundação Boticário lançaram o Wikiparques, um projeto com o objetivo é fornecer à comunidade de conservação um ponto de encontro e uma ferramenta para documentar as áreas protegidas do Brasil, através de verbetes e fotos.

A idéia “deu caldo” e, hoje, um ano depois, o Wikiparques conta com mais de 200 verbetes que descrevem parques nacionais, estaduais e municipais, estações ecológicas e outras categorias de áreas protegidas. São mais de 700 imagens de paisagens naturais, da fauna e da flora. À medida que estes números crescem, o Wikiparques se expande também.

Neste 11 de maio, o WikiParques renova o seu site, com visual mais moderno, um blog de notícias e um clube de fotografia. As mudanças reforçam o conceito “colabore para proteger”, motor do projeto.

O Novo site é porta de entrada e vitrine da comunidade WikiParques. Ele abre com imagens grandes que destacam os parques, fotos e chamadas de notícias. Dentro do espírito do WikiParques, as contribuições dos participantes da comunidade são o centro das atenções.

Clube de Fotografia é uma “esquina” para os colaboradores do site compartilharem suas imagens marcantes, registradas nas suas visitas aos parques e áreas protegidas Brasil afora.

A sua primeira atividade é o Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015, com formato de campeonato, dividido em 8 etapas mensais, de maio a dezembro. Em cada etapa, os participantes acumulam pontos e os três primeiros colocados são premiados com livros de fotografia. No final do ano teremos um ranking de pontuação e os três primeiros lugares ganharão o grande prêmio, que em breve será anunciado.

Blog do WikiParques é o canal de notícias. Por ele, a equipe WikiParques publicará acontecimentos nos parques, entrevistas com colaboradores, gestores e galerias de fotos.

Em breve

A Wiki continua a espinha dorsal do projeto. Em junho, seu software ganhará funcionalidade drag and drop (arraste e solte) para fotos, para simplificar o envio de imagens. As próprias fotos ganharão um sistema de notas de 1 a 5 estrelas, dadas pelos usuários.

A empreitada seguinte, que ocorrerá em julho é o lançamento do site da Trilha Transcarioca, primeiro ensaio do Wikiparques para um futuro site de trilhas das áreas protegidas do Brasil. Localizada no Rio de Janeiro, a Trilha Transcarioca é a primeira trilha de longo curso do país, com 180 km de extensão. A página trará o histórico da Trilha Transcarioca, mapa, aspectos naturais, fauna e flora. Listará todos os trechos da trilha, com nível de dificuldade, dicas para percorrê-los e téra um mural para os usuários, para que possam contar suas experiências e apontarem como anda a manutenção e segurança da trilha.

 

 

Leia também
Participe do Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015
Concurso de Fotos Wikiparques: Com vocês, os Jurados!

 

 

 

Leia também

Biblioteca
7 de outubro de 2025

Comunicação para a conservação

Um manual de boas práticas em comunicação para projetos de conservação ambiental no Brasil. Este manual faz parte do Produto Final apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS/IPÊ), em agosto de 2025, como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre.

Reportagens
7 de outubro de 2025

Juventude amazônida cobra transição justa e espaço em decisões climáticas

A um mês da COP30, juventudes clamam: “Não admitimos mais vivenciar na pele os efeitos de um colapso ambiental que não é causado por nós"

Salada Verde
7 de outubro de 2025

((o))eco e ESCAS-IPÊ disponibilizam manual de boas práticas em comunicação para projetos de conservação

Publicação reúne orientações para texto, áudio, vídeo e redes sociais. Material foi elaborado pela repórter Cristiane Prizibisczki durante mestrado na Escola Superior do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.