Reportagens

Conheça O Eco Amazônia

Projeto inovador une jornalistas e pesquisadores em todos os países da maior floresta tropical do planeta. Reportagens e artigos serão publicados em português, inglês e espanhol.

Redação ((o))eco ·
17 de março de 2010 · 16 anos atrás
Clique para visitar O Eco Amazônia

Entrou no ar nesta quarta-feira, 17 de março, o site O Eco Amazônia (www.oecoamazonia.com) uma plataforma de informações pioneira sobre a maior floresta tropical do planeta. Criado pela Associação O Eco – que há seis anos publica o conteúdo do site oeco.com.br – O Eco Amazônia é o primeiro veículo de comunicação a integrar a cobertura de questões ambientais nos nove países detentores da floresta amazônica. A idéia tem o apoio da Fundação Avina, que atua em toda a América Latina.

O projeto reúne jornalistas e fotógrafos com larga experiência em toda a região e é publicado simultaneamente em português, inglês e espanhol. O site está formando um time de articulistas, no qual se destacam especialistas sobre a realidade amazônica, além de instituições de pesquisas conhecidas por sua excelência.

Em seu lançamento, O Eco Amazônia destaca a crônica do ornitólogo Mario Cohn Haft, curador da coleção de Aves do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-Brasil) e uma análise dos desafios da Amazônia na próxima década pelo engenheiro florestal Paulo Barreto, pesquisador sênior do Instituto do Meio Ambiente e do Homem da Amazônia (IMAZON). Outro destaque é a disponibilização integral da obra Amazonia Peruana em 2021 e entrevista em vídeo com o autor Marc Dourojeanni. Já os pesquisadores Mariano Cenamo e Mariana Pavan fazem uma detalhada análise sobre o futuro do REDD para a América do Sul.

Clique para visitar o sistema Data Amazônia

Entre suas reportagens de estréia , O Eco Amazonia traz um rico quadro de questões na Colômbia, no Brasil, no Peru, na Guiana e no Equador, além de um exclusivo ensaio de fotos aéreas dos rios da Amazonia brasileira, feito pela aviadora e fotógrafa Margi Moss.

Tendo como sua principal missão estabelecer um diálogo entre o jornalismo e o conhecimento científico, o novo projeto também inova ao criar um banco de dados em formato de mapa interativo. O sistema Data Amazônia vai reunir infográficos, publicações, mapas e imagens de satélite com informações sobre focos de incêndio na floresta, tendências de desmatamento, concentração de poluentes, entre outros dados.

Projeto gráfico e editorial

Coordenado por Paulo André Vieira, o projeto gráfico de O Eco Amazônia valoriza a fotografia e o conteúdo multimídia, como vídeos e infográficos.  A escolha do fundo negro busca destacar a interação de textos com as imagens e outros componentes gráficos.

A edição de O Eco Amazônia foi executada pelos jornalistas Gustavo Faleiros e Andreia Fanzeres, com apoio do conselho editorial formado pelo diretor-presidente da Associação O Eco, Marcos Sá Corrêa, e os conselheiros Marc Dourojeanni e Miguel Milano. 

O projeto contou ainda com apoio institucional de Federico Bellone da Fundação Avina, que coordena neste momento a Rede de Articulação Regional da Amazônia  (REDE ARA), um grupo de 60 instituições não-governamentais em cinco países que trabalha para aumentar o conhecimento sobre a foresta e implementar soluções de desenvolvimento sustentável.

VISITE O ECO AMAZÔNIA

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.