Notícias

Pontos de vista

Na segunda-feira, Mônica Bérgamo deu nota na sua coluna na Folha de S. Paulo dizendo que o presidente da FIESP, Paulo Skaf, quer pressionar o governo para mudar a lei que obriga a manutenção de 20% de reserva legal nas propriedades rurais que se localizam em área de Mata Atlântica. Skaf tem em mãos estudo mostrando que em regiões do interior de São Paulo, as propriedades têm em média um déficit de 6% na sua reserva legal. E ele acha que é um absurdo obrigar os fazendeiros a cumprirem a lei, porque isso, além do custo, diminuirá a área de plantio agrícola no estado. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, acha que não há absurdo nenhum na atual legislação. E também não compra a idéia de que cumprir a lei vai dar prejuízo. “A Mata Atlântica já mostrou que consegue se recuperar sozinha”, diz. “Basta deixá-la quieta que em poucos anos ela ocupará o espaço que a lei lhe reserva”. A assessoria de imprensa da Fiesp se recusa a comentar o assunto e afirma não existir solicitação de pesquisa alguma. Afirma também que o estudo da região de Ribeirão Preto, que segundo a Folha já foi realizado, não é da Fiesp. Segundo a assessoria, tudo não passa de intenções, já que as leis vigentes são antigas e a situação do país mudou.

Redação ((o))eco ·
19 de abril de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
17 de abril de 2026

As digitais de Vorcaro, Zettel e do governo Zema na destruição da Serra do Curral em Minas

Acordos ambientais flexíveis favoreceram mineradoras envolvidas em irregularidades; PF aponta “corrupção sistêmica”

Colunas
17 de abril de 2026

Nìède, a Serra da Capivara e eu

Se o Brasil despreza e faz atrocidades com a Amazônia, a menina dos olhos internacionais, imagine com a Caatinga, um “punhado de árvores secas numa terra que Deus esqueceu”

Salada Verde
17 de abril de 2026

Entidades científicas cobram governo por atraso em plano de transição energética

Carta da SBPC e ABC afirmam que prazo dado por Luiz Inácio Lula da Silva não foi cumprido e alerta para riscos climáticos e econômicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.