Mais de dez associações de servidores da área ambiental lançaram uma nota de denúncia e repúdio ao Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental que está para ser votada na Câmara dos Deputados. No documento, as associações signatárias reprovam a versão final da proposta, que tem como relator o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).
“O texto que Kataguiri e Rodrigo Maia (DEM-RJ) pretendem levar ao plenário da Câmara, ao invés de trazer avanços, está recheado de retrocessos e torna o licenciamento ambiental um instrumento incapaz de gerar proteção ambiental”.
Na nota, as instituições apontam os riscos caso o novo texto passe a vigorar. “Se aprovado, o projeto transformará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), instrumento protegido pela Constituição Federal, em algo raríssimo, que só poderá ser utilizado em situações muito específicas. Mesmo nesses casos, o licenciamento estará reduzido a mera formalidade – pois o projeto restringe severamente a participação da população e de outros órgãos públicos no processo, ignorando os interesses das comunidades indígenas e quilombolas, além de ignorar áreas protegidas como Reservas Extrativistas e Florestas Nacionais e Estaduais”, alertam as entidades.
“Brumadinho não nos deixa mentir: a simplificação irresponsável do licenciamento ambiental custa vidas! Em tempos de desmatamento recorde na Amazônia, de crimes ambientais como Mariana e Brumadinho, de ameaças crescentes aos povos da floresta, de aumento gritante no uso de agrotóxicos, enfraquecer o licenciamento ambiental seria a coroação do grave retrocesso ambiental brasileiro, com consequências desastrosas a curto e longo prazo”, afirmam os signatários.
Saiba Mais
Nota de denúncia e repúdio ao Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental
Leia também
Licenciamento pode deixar de ser regra no Brasil
Projeto de lei que tramita na Câmara pode tornar o procedimento uma exceção para obras de infraestrutura, ampliando impactos socioambientais em todo o país →
Desmonte do licenciamento pode ser votado nesta semana, alertam entidades
Ambientalistas denunciam em nota quebra de acordo e retrocessos em série no texto do relator, Kim Kataguiri (DEM-SP) →
Kim Kataguiri vai comandar grupo que analisará marco legal do licenciamento
Grupo terá 60 dias para discutir o assunto e apresentar propostas para modificar o processo de liberação das concessões ambientais →
Seria bom se publicassem o projeto
Infeliz mente, este "novo' político, também é da republiqueta dos bananias. Borra botas.
Quem essas associações representam nunca viram essas notas antes da publicação. Eles não representam ninguém, só eles mesmos.