Nesta quinta-feira (22), houve mais um troca-troca de cadeiras nas gerências regionais do ICMBio, responsáveis pela coordenação das unidades de conservação no território. Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Paulo Arthur Santa Cruz dos Santos foi nomeado como novo gerente da região Nordeste (GR2). Já é o terceiro nome em menos de seis meses a ocupar o cargo. Os dois antecessores também eram militares da reserva dos bombeiros.
As Gerências Regionais foram oficializadas em maio no ICMBio, uma para cada região do Brasil, em substituição ao modelo anterior de Coordenações Regionais, que eram 11 e ficavam distribuídas pelo território de forma estratégica de acordo com a existência das unidades de conservação.
Na GR do Nordeste, a rotatividade tem sido alta nesses seis meses. O primeiro a assumir o cargo foi o PM Ronei Alcantara da Fonseca, hoje na Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (DIPLAN) do ICMBio. Alcantara ficou menos de um mês no cargo e foi substituído pelo Coronel do Corpo de Bombeiros, Claudio da Silva Santos. Claudio estava como chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, cargo que passou para o Tenente-Coronel Paulo Arthur Santa Cruz dos Santos, que agora repete o rito de substituí-lo, porém na Gerência Regional. (Duda Menegassi)
Leia também
Grupo formado por militares deve decidir futuro do Ibama e ICMBio
Leia também
Grupo formado por militares deve decidir futuro do Ibama e ICMBio
Ministro do Meio Ambiente instituiu um Grupo de Trabalho com o objetivo de estudar a fusão entre os órgãos ambientais sem a presença de nenhum servidor ambiental →
Nanico e militarizado, reestruturação do ICMBio entra em vigor
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade terá apenas uma gerência em cada região do país e concentrará cargos em núcleos de gestão integrada →
Sombra de conflitos armados se avizinha da COP29 e ameaça negociações
Manifestantes ucranianos são impedidos de usar bandeira de organização ambientalista por não estar em inglês →