Análises

O São Francisco manda recado

Redação ((o))eco ·
22 de fevereiro de 2008 · 18 anos atrás

De Ricardo Y. Tsukamoto e Neuza S. Takahashi – Biólogos – São Paulo – SP

Prezado Marcos,

Gostaríamos de fazer um comentário com relação ao assunto abordado no seu artigo “Mais um recado do São Francisco”.

Há uma grande probabilidade de que a mortandade de aves em Sobradinho tenha sido causada pela toxina de cianobactérias ou algas verde-azuladas. Neste período de estiagem, ocorreu uma grande floração de cianobactérias tóxicas nos principais rios de MG (Rio das Velhas, Rio São Francisco e Rio Doce). No São Francisco, isto levou à intedição do uso da água e do pescado. Jornais de MG chegaram a noticiar que pessoas ribeirinhas já estavam apresentando os sintomas de envenenamento pelas toxinas. Veja a matéria de capa da edição atual da revista Manuelzão, publicada pela UFMG, e disponível em www.manuelzao.ufmg.br.

E justamente o efeito mais comum deste tipo de toxina é a destruição do fígado (como observado nas aves de sua matéria), pela ação da toxina microcistina. É a toxina mais comum em casos de envenenamento por cianobactérias. Foi a responsável pela morte de 75 pessoas em hemodiálise em Caruarú, PE, em 1976, além de um caso anterior em que 88 pessoas morreram pela ingestão da água em Itaparica, BA, em 1988.

Para informações gerais sobre este assunto, estamos enviando anexos, dois arquivos em .pdf (Artigo 1; Artigo 2), contendo artigos recentes de nossa autoria sobre as cianobactérias e suas implicações.

Enviando um grande abraço,

Leia também

Notícias
16 de dezembro de 2025

Plano Clima avança com concessões ao agro e mantém pontos sensíveis fora do enfrentamento direto

Brasil aprova Plano Clima com metas para cortar até 67% das emissões até 2035, após governo ceder ao agronegócio e ampliar incentivos

Salada Verde
16 de dezembro de 2025

Ataque a equipes do Ibama durante desintrusão da TI Apyterewa deixa um morto no Pará

Operação cumpre decisão do STF para retirada de invasores no sul do estado, onde a região é marcada por conflitos fundiários

Notícias
16 de dezembro de 2025

Novas cenas reforçam o retorno das onças-pintadas ao Rio de Janeiro

Imagens de armadilhas fotográficas mostraram o felino mais uma vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no sul do estado. Inea-RJ tem monitorado a onça

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.