Análises

Salada Verde

Redação ((o))eco ·
6 de março de 2008 · 18 anos atrás

De Luciano Guerra Cotta – Analista Ambiental – IBAMA/MT

Boa tarde, escrevo a respeito da matéria:

“Manifestação”, de hoje, 05.03.2008.

Meu comentário:
Acredito que um veículo de comunicação com O Eco deveria tratar com mais cuidado as informações que veicula e, principalmente, a maneira como explicita os acontecimentos, evitando cair na tentação do sensacionalismo, tão comum no meio jornalístico atual.

Na notícia acima, O Eco deveria saber de antemão que o governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos recursos naturais renováveis – Ibama, da Procuradoria Geral Federal e o Ministério Público Federal, órgãos que representam o estado, tomaram as medidas preventivas para evitar possíveis excessos durante a manifestação.

Muito diferente do veiculado na matéria: “Servidores do Ibama, temendo a invasão do prédio onde trabalham, conseguiram um mandado na justiça para impedir a entrada da população.”. Tal maneira de escrever, diga-se de passagem, tende a sensacionalismo e incitação da população, no popular o famoso “JOGAR LENHA NA FOGUEIRA”.

Portanto, responsabilidade e cuidado sempre cabem a qualquer instituição que zele pelo bem estar, pela ordem e pela segurança, inclusive por quem trabalha com informações.

Espero mais cuidado nas próximas chamadas a respeito do tema.
Atenciosamente,

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.