Análises

Nova Espécie no Velho Continente:

Pedro da Cunha e Menezes ·
16 de dezembro de 2009 · 12 anos atrás

Mesmo na Europa, onde o senso comum nos faz imaginar que toda a biodiversidade já está catalogada, ainda se descobrem novas espécies. Nesse sentido, a Universidade do Algarve em Portugal, anunciou que o biólogo Carlos Afonso acaba de registrar uma nova espécie de búzio, encontrada a 30 metros de profundidade ao sul da costa lusitana.

O búzio, do gênero Fusinus, é pequenino: mede 20 milímetros de comprimento por cerca de 8 de diâmetro. O achado foi feito no contexto do projeto Cartografia das Comunidades Marinhas da Costa Algarvia, que inventariou até agora 1272 espécies, entre as quais 998 invertebrados, 155 peixes e 119 algas. Dentre os achados, 32 espécies foram encontradas pela primeira vez em Portugal, enquanto o búzio não tem registro de existência em nenhuma outra parte do planeta.