A Cidade do Cabo, como toda metrópole que se preza, administra sua própria rede de unidades de conservação. O sistema, que inclui pouco mais de 30 áreas protegidas, salvaguarda nada menos que 318 espécies ameaçadas de extinção. Há um de tudo, as reservas de Heldelberg e Tygerberg são montanhosas, a de Steenbras protege um vale encaixoeirado, a de Wolfgat conserva parte do litoral e a de Rondevlei dá proteção a um sítio úmido, utilizado por aves migratórias em sua passagem pelo extremo sul do continente africano.
Rondevlei ganhou seu primeiro estatuto de unidade de conservação em 1952, quando foi declarada um santuário de pássaros (237 espécies aladas frequentam com regularidade seus 290 hectares). A área também é lar para alguns mamíferos como a lontra sem garras do Cabo, o grisbok (espécie de antílope) e alguns hipopótamos que foram reintroduzidos ali por Howard Langley um dos principais ecologistas sul-africanos.
Visitar Rondevlei é um prazer inenarrável. Seu sistema de trilhas inclui longos trechos acessíveis a cadeirantes, três torres–mirantes e uma dezena de bem desenhados abrigos de observação de pássaros (“bird hides”). Enfim, uma estrutura de uso público para ninguém botar defeito. Quem sabe um dia o Brasil não seguirá os passos da África do Sul? Em conservação e uso público temos muito que aprender com eles.
![]()
|
![]() |
![]()
|
![]()
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]()
|
|
![]()
|
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos
O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local →
Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil
País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas →
Nem todas as iniciativas do Congresso Nacional são contrárias à agenda política climática
Apesar do histórico ruim e do lobby em favor de retrocessos, há um pacote de bons projetos que podem trazer avanços reais em 2026. Precisamos conhecê-los para pressionar por avanços →









