Análises

Uma reserva urbana na Cidade do Cabo

Cidade sul-africana administra sua própria rede de unidades de conservação. Reserva de Rondevlei se destaca pela beleza dos pássaros que abriga.

Pedro da Cunha e Menezes ·
2 de março de 2011 · 12 anos atrás

A Cidade do Cabo, como toda metrópole que se preza, administra sua própria rede de unidades de conservação.  O sistema, que inclui pouco mais de 30 áreas protegidas, salvaguarda nada menos que 318 espécies ameaçadas de extinção. Há um de tudo, as reservas de Heldelberg e Tygerberg são montanhosas, a de Steenbras protege um vale encaixoeirado, a de Wolfgat conserva parte do litoral e a de Rondevlei dá proteção a um sítio úmido, utilizado por aves migratórias em sua passagem pelo extremo sul do continente africano.

Rondevlei ganhou seu primeiro estatuto de unidade de conservação em 1952, quando foi declarada um santuário de pássaros (237 espécies aladas frequentam com  regularidade seus 290 hectares). A área também é lar para alguns mamíferos como a lontra sem garras do Cabo, o grisbok (espécie de antílope) e alguns hipopótamos que foram reintroduzidos ali por Howard Langley um dos principais ecologistas sul-africanos.

Visitar Rondevlei é um prazer inenarrável. Seu sistema de trilhas inclui longos trechos acessíveis a cadeirantes, três torres–mirantes e uma dezena de bem desenhados abrigos de observação de pássaros (“bird hides”). Enfim, uma estrutura de uso público para ninguém botar defeito. Quem sabe um dia o Brasil não seguirá os passos da África do Sul? Em conservação e uso público temos muito que aprender com eles.

A entrada da Reserva

Abrigo para observação de pássaros.
Colhereiro.

Colhereiro comendo

Pássaro entre a vegetação.

Pelicanos.

Platafora mirante para observação de fauna.
Plataforma mirante em Rondevlei.

Trilha para cadeirantes. A plataforma e a lata de lixo foram feitas com garrafas PET recicladas.