Notícias

Homem armado ameaça guarda-parques do INEA, em Cabo Frio

Agentes faziam operação de combate a estacionamento irregular sobre vegetação de restinga dentro do Parque Estadual da Costa do Sol.

Daniele Bragança ·
13 de janeiro de 2014 · 11 anos atrás
Carros invadem área protegida. Foto: Marcelo Vanlente/Blog Repórter Renata Critiane
Carros invadem área protegida. Foto: Marcelo Vanlente/Blog Repórter Renata Critiane

Guardas parques do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) foram ameaçados no sábado (11) por um banhista armado. O homem apontou o revólver para os guardas apos eles pedirem para o banhista não estacionar o veículo sobre a vegetação de restinga na Ilha do Japonês, em Cabo Frio, região litorânea do Rio de Janeiro. A ilha faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, criado em 2011.

Embora os guardas-parques tenham acionado o 25ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), os policiais não autuaram o sujeito. Além da Ilha do Japonês, a Praia das Conchas e Brava, ambas de Cabo Frio, também sofrem com degradação provocada por carros estacionados na vegetação. Flanelinhas tomam conta dos carros enquanto milhares de banhistas se divertem nas águas, alheios aos impactos provocados por eles mesmos.

Em entrevista ao jornal O Globo, os guardas parques admitiram que não há estrutura para coibir, sozinhos, a ação de milhares de banhistas. Sem poder de polícia e sem o apoio da PM, ficam sujeitos a esse tipo de agressão.

André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), afirmou que os guardas parques continuarão com o trabalho nos fins de semana e durante o carnaval.

Parque Estadual da Costa do Sol

Criado em 2011 para preservar os remanescentes de Mata Atlântica e espécies ameaçadas que ali vivem, como o ameaçado formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), o Parque Estadual da Costa do Sol tem 9.840,90 hectares que abrangem terras dos municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

 

Leia Também
Rio ganha nova área protegida
O parque bronzeado do Rio de janeiro
O terror das formigas

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia

Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.