Notícias

Homem armado ameaça guarda-parques do INEA, em Cabo Frio

Agentes faziam operação de combate a estacionamento irregular sobre vegetação de restinga dentro do Parque Estadual da Costa do Sol.

Daniele Bragança ·
13 de janeiro de 2014 · 10 anos atrás
Carros invadem área protegida. Foto: Marcelo Vanlente/Blog Repórter Renata Critiane
Carros invadem área protegida. Foto: Marcelo Vanlente/Blog Repórter Renata Critiane

Guardas parques do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) foram ameaçados no sábado (11) por um banhista armado. O homem apontou o revólver para os guardas apos eles pedirem para o banhista não estacionar o veículo sobre a vegetação de restinga na Ilha do Japonês, em Cabo Frio, região litorânea do Rio de Janeiro. A ilha faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, criado em 2011.

Embora os guardas-parques tenham acionado o 25ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), os policiais não autuaram o sujeito. Além da Ilha do Japonês, a Praia das Conchas e Brava, ambas de Cabo Frio, também sofrem com degradação provocada por carros estacionados na vegetação. Flanelinhas tomam conta dos carros enquanto milhares de banhistas se divertem nas águas, alheios aos impactos provocados por eles mesmos.

Em entrevista ao jornal O Globo, os guardas parques admitiram que não há estrutura para coibir, sozinhos, a ação de milhares de banhistas. Sem poder de polícia e sem o apoio da PM, ficam sujeitos a esse tipo de agressão.

André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), afirmou que os guardas parques continuarão com o trabalho nos fins de semana e durante o carnaval.

Parque Estadual da Costa do Sol

Criado em 2011 para preservar os remanescentes de Mata Atlântica e espécies ameaçadas que ali vivem, como o ameaçado formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), o Parque Estadual da Costa do Sol tem 9.840,90 hectares que abrangem terras dos municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

 

Leia Também
Rio ganha nova área protegida
O parque bronzeado do Rio de janeiro
O terror das formigas

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Podcast
3 de dezembro de 2023

Entrando no Clima ep #7: Clima tenso na COP 28 

Brasil na OPEP+, França contra o acordo UE-Mercosul e juventude na COP são os temas de destaque neste episódio

Coletiva do presidente Lula antes do embarque para a Alemanha. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Reportagens
3 de dezembro de 2023

“Petrobras não vai parar de prospectar petróleo”, diz Lula na Cúpula do Clima

Um dos principais objetivos da COP 28 é encontrar caminhos para a descarbonização. Presidente defende que o Brasil é capaz de produzir combustíveis mais "saudáveis"

Reportagens
2 de dezembro de 2023

Na Cúpula do Clima, Lula confirma entrada do Brasil na OPEP+

Sociedade civil chama de "escárnio" o anúncio, feito durante evento que busca acordo global de eliminação dos combustíveis fósseis, causadores da mudança no clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.