Análises

A ciência do clima e o dilema de uma geração

Cada segundo perdido negando as mudanças climáticas é tempo que os adultos roubam dos jovens que sofrerão suas terríveis consequências

Coalizão Ciência e Sociedade ·
20 de setembro de 2019 · 5 anos atrás

Hoje, dia 20 de setembro, a Greve Global do Clima promove atividades em todo o mundo em defesa da justiça ambiental e do combate às mudanças climáticas. A Coalizão Ciência e Sociedade, composta por 70 cientistas de instituições de todas as regiões brasileiras, une-se a esse movimento que alerta sobre um tema que, apesar da sua relevância, tem sido negligenciado em debates públicos no Brasil.

O movimento despertou o interesse de jovens e crianças globalmente pois é liderado por uma adolescente sueca, Greta Thunberg [retratada acima em foto de Anders Hellberg/CC]. A lucidez dos jovens que aderem ao movimento impressiona, apelando aos governantes por seu direito a um futuro saudável e demandando ações imediatas para reverter a trajetória alarmante das mudanças climáticas globais. Mais impressionante ainda é a interpelação de Greta aos tomadores de decisão: “Ouçam a ciência e assumam a responsabilidade.”

Reverter os efeitos das mudanças climáticas causadas pelas ações humanas é uma questão prioritária para o planeta e para a sociedade. O consenso científico de que as mudanças climáticas já estão de fato ocorrendo é robusto e amplo. O atraso nas ações de mitigação das atuais emissões de gases de efeito estufa implicará em maiores impactos, principalmente para a geração mais jovem, além de custos muito mais altos para todos. Além disso, tornará mais difícil manter as metas estabelecidas no Acordo de Paris e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que buscam evitar mudanças climáticas numa rápida escalada de riscos para a natureza e para as atividades humanas.

“Os benefícios propiciados às gerações presentes agravam as mudanças climáticas e a degradação ambiental, entrando em conflito com os direitos das gerações futuras”.

As ações dos jovens na defesa de seu futuro em um ambiente saudável trazem para o centro do debate as implicações éticas das mudanças climáticas, em particular na questão da justiça global e intergeracional e na transformação de valores. É a mensagem dos jovens que deve fornecer hoje a bússola moral aos tomadores de decisão. De forma pacífica e crescente, esses jovens vêm indicando seu desacordo com o modelo atual de desenvolvimento. Os benefícios propiciados às gerações presentes agravam as mudanças climáticas e a degradação ambiental, entrando em conflito com os direitos das gerações futuras. Efeitos já estão sendo sentidos em muitas regiões do planeta, incluindo graves ameaças às cidades, onde vive 55% da população mundial (ou 84,4% da população, no caso do Brasil).

As crianças e os jovens, frequentemente esquecidos nas discussões e em acordos globais sobre mudanças climáticas, sofrem e sofrerão, de forma desproporcional, as consequências do rápido aumento das emissões de gases de efeito de estufa, especialmente nos países em desenvolvimento e nos menos desenvolvidos. Por exemplo, em Bangladesh, o número de casos semanais de diarreia aumentou em cerca de 5% em função de eventos de maior precipitação. No Peru, a incidência de diarreia aumentou 8% a cada grau Celsius de aumento da temperatura.

No Brasil, a responsabilidade climática deveria ser a marca dos gestores e formuladores de políticas públicas e também dos agentes econômicos, seja pelos impactos econômicos, seja pelos impactos ambientais, e ainda pelos impactos sociais que acentuam a desigualdade entre os brasileiros.
Infelizmente, a lucidez cristalina dos jovens na reivindicação de seus direitos a um ambiente íntegro e saudável (no presente e no futuro) está distante das declarações recentes de ministros de Estado e de parlamentares brasileiros.

Estas lideranças políticas persistem na negação das mudanças climáticas e da ciência, que claramente aponta as causas e, também, as possíveis soluções desse grande desafio para a humanidade. A janela de tempo para amenizar tais mudanças está se fechando rapidamente. Cada segundo perdido negando as mudanças climáticas é tempo que roubamos das próximas gerações que sofrerão suas terríveis consequências.

Nesse cenário, o conjunto de medidas e posturas que hoje estrangulam as atividades promotoras de um futuro saudável, como a proteção do meio ambiente e o direito à educação e ao conhecimento científico, é uma afronta direta aos jovens brasileiros. Por isto, devemos priorizar a multiplicação e disseminação de espaços que garantam o diálogo e a reflexão com todos os atores sociais e que resultem no fortalecimento das políticas e mecanismos de enfrentamento às mudanças climáticas.

Congregar a ciência e a sociedade, e à luz da mobilização dos jovens em prol de ações que reduzam os riscos e ameaças das mudanças climáticas para a qualidade de vida das futuras gerações, é uma condição essencial para pensar e conduzir melhores trajetórias de desenvolvimento do Brasil.

*Texto originalmente publicado no site da Coalizão Ciência e Sociedade e republicado em ((o))eco

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

Leia Também 

Crianças e jovens lideram greve global pelo clima

Quem tem medo do aquecimento global?

Vídeo: Por que os jovens estão em greve pelo clima? por Milena Batista

 

  • Coalizão Ciência e Sociedade

    A Coalizão Ciência e Sociedade (cienciasociedade.org.br) reúne 74 pesquisadores de destacada atuação em todas as regiões do B...

Leia também

Vídeos
28 de abril de 2019

Vídeo: Por que os jovens estão em greve pelo clima? por Milena Batista

Milhares de jovens estão indo para as ruas todas as sextas lutar contra as mudanças climáticas. Entenda o que é esse movimento e como ele começou

Análises
7 de julho de 2019

Quem tem medo do aquecimento global?

Enquanto políticos se esforçam para nos convencer do contrário, cientistas publicam dados alarmantes sobre o aquecimento global e como ele afeta os oceanos e nossa segurança alimentar

Reportagens
15 de março de 2019

Crianças e jovens lideram greve global pelo clima

Estudantes foram às ruas e para frente de sedes de governos e parlamentos protestar para adultos agirem pelo clima. Brasil não ficou de fora

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. PR.PR diz:

    É impressionante que o "obscurantismo" persista mesmo diante de evidências claríssimas quanto ao aquecimento global. Vemos dois exemplos aí pra cima. Flávio (?) e Carlos Magalhães imagino serem climatologistas doutorados por Harvard ou Berkeley que produziram pesquisas patrocinados pela ONU e aqui nesse espaço vêm apresentar suas conclusões. Meu Jesus da Goiabeira!!!


    1. Sabrina diz:

      Comigo, três. Essas evidências claríssimas é que são obscurantistas.
      P.S. Usar no final uma história pessoal triste pra fazer chacota é coisa de gente sem senso moral nenhum. Simplesmente um degenerado…


      1. Paulo diz:

        Estou aguardando Flavio e Carlos Magalhães.


        1. Paulo diz:

          Aguardando a resposta de Flavio e Carlos Magalhães.


  2. Flávio diz:

    Com o avanço do novo Mínimo Solar que possui expectativa de durar pelo menos 50 anos e cuja principal expressão serão invernos mais rigorosos e expansão do vortex polar no hemisfério norte trazendo eventos como o La Bestia del Este que marcou recordes como os 32 graus negativos em Livigno/Italia ou 30 negativos em Chicago. Esta dura realidade que irá comprometer a produção de alimentos na Europa, assim como a geração de energia solar, além da tragédia social e mortos por frio, colocará em cheque o "consenso" cientifico anualmente e provavelmente colapsará o malandro nascente mercado de carbono e a decrescente credibilidade do IPCC. Deste modo, faz sentido que a liderança seja doas crianças e jovens, que no final das contas são apenas massa de manobra…


    1. Carlos Magalhães diz:

      Claro, Flavio. Essas crianças têm no fundo o mesmo papel de Leonardo de Caprio, Bundchen, Não sei o que Pitanga, Cristiane Torloni e outros globais.

      E a mídia cobrindo essa bobajada toda… É triste.


    2. Paulo diz:

      Bom dia Flavio. Qual a referencia da escrita.


    3. Paulo diz:

      Após a resposta não vinda.
      Temos o silêncio total. Será que o "mínimo solar", foi "copiado" de algum artigo do astrólogo Carvalho, conselheiro do Presidente da República?