O Caminhos do Planalto Central é um sistema de trilhas com aproximadamente 400 km que corta o DF e compõe a “Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas)”. São percursos para caminhantes, ciclistas, corredores, cavaleiros e qualquer outro interessado em desfrutar de momentos na natureza.
O CPC é formado por três arcos que partem de dois pontos de relevante interesse ambiental e histórico: a Floresta Nacional de Brasília e a Pedra Fundamental no Morro do Centenário, e por duas conexões, a Saída Leste da Pedra até a Lagoa Feia em Formosa-GO e a Saída Oeste da Flona até Brazlândia, contornando a Barragem do Descoberto. Em Brazlândia e Formosa o CPC se liga a duas outras trilhas integrantes do Caminhos dos Goyazes, a Rota do Rio Areias e o Caminho dos Veadeiros.
Nos Caminhos do Planalto Central o trilheiro tem a oportunidade de conhecer a diversidade e a riqueza ambiental e cultural do território do DF. Nossas 5 opções de percursos mostram muito sobre nossa bela região.
O que são os três Arcos do CPC?
Entre a Pedra Fundamental e a Flona o trilheiro encontra três opções de trajeto: Arco Brasília, Arco Cafuringa e Trilha União. Conheça um pouco mais:
ARCO BRASÍLIA
É um percurso de 90km, de viés cívico, histórico e cultural na medida em que tem como principal atrativo o Eixo Monumental de Brasília, com todos os seus múltiplos elementos arquitetônicos e paisagístico. Proporciona especialmente o contato com o centro da cidade, seu traçado urbano singular, monumentos, obras de arte, palácios e mirantes de Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade. Além do Lago Paranoá e diversos parques da cidade.
ARCO CAFURINGA
Com seus 150km, este arco se destaca no aspecto ambiental e na cultura rural, religiosa e histórica da ocupação do nosso território. Percorre ampla região com diversos atrativos naturais e os atributos do Cerrado apresentam-se bem preservados. De topografia variada proporciona belas paisagens e da mesma forma, conecta várias Unidades de Conservação.
TRILHA UNIÃO
Este percurso de 90km também apresenta rico valor paisagístico, cultural, místico e gastronômico. É possível encontrar pelos caminhos diversos espaços para vivência espiritual, boa alimentação e contatos com manifestações culturais. Aqui, o público encontrará a Torre Digital, símbolo dos Caminhos do Planalto Central.
Qual a simbologia do CPC?
“Caminhos do Planalto Central” remete à denominação da região indicada a receber a futura capital do país desde o Século XIX e estudada pela Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, chefiada por Luiz Cruls. O símbolo dos caminhos é a “Torre Digital”, no centro da pegada, que é um dos monumentos de Brasília. A Torre Digital tem o formato estilizado de “Flor do Cerrado” e pode ser avistada de várias posições ao longo dos caminhos, representando, de forma simbólica, referência para orientação no percurso.
A construção e sinalização do CPC conta com a participação voluntária de grupos de caminhantes, ciclistas, cavalgadas e da sociedade civil organizada. O trabalho é realizado com a parceria de órgãos do Governo do DF e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Todo cidadão pode participar das iniciativas do CPC , como voluntário ou como parceiro. Existem grupos de coordenação e atuação em diferentes frentes. É possível saber mais por meio das redes sociais ou dos contatos do grupo. Para isso, basta acessar o link: https://linktr.ee/caminhosdoplanaltocentral
Como se tornar um voluntário?
O Voluntariado é uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. Você pode se tornar voluntário diretamente do CPC, cadastrando-se na “Rede de Voluntários”:
https://linktr.ee/caminhosdoplanaltocentral, ou junto APA do Planalto Central (ICMBio) participando das chamadas públicas aqui: https://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario.
Quero se tornar parceiro?
Se você tem um ponto de apoio ou pode oferecer serviços aos trilheiros, cadastre-se na “Rede de Parceiros e Prestadores de Serviços” do CPC por meio do formulário disponível em https://linktr.ee/caminhosdoplanaltocentral. Assim você participa e pode nos trazer diferentes olhares e contribuições para tornar efetivo e sustentável do ponto de vista ambiental e econômico este projeto de trilhas de longo curso no DF.
Grupos e instituições parceiras
Associação de Escalada do Planalto Central Assinam o Projeto
Caminhantes Livres
Clube de Orientação Tiradentes
Ecomuseu Pedra Fundamental
Empresa Azul Associação
Fórum de ONGs Ambientalistas do DF
Grupo de Caminhadas Brasília
Grupo Jah do Cerrado
Fundação Israel Pinheiro
Insanos Running
Instituto Cerratense
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto Oca do Sol
Pedala Lago Norte
Pedala Planaltina
Rebas do Cerrado
Sindicato dos Guias de Turismo do DF
Trekking Brasília
Viva Lago Oeste
SEBRAE, ICMBio, Brasília Ambiental, EMATER-DF, Secretaria de Turismo
Como posso acompanhar o CPC?
É possível acompanhar o desenvolvimento das ações dos grupos de voluntários, coordenadores e poder público por meio das redes sociais do CPC. Conheça, inscreva-se, siga e compartilhe:
- Facebook: facebook.com/CaminhosPlanaltoCentral/
- Instagram: instagram.com/caminhosdoplanaltocentral/
- YouTube: canal @caminhosdoplanaltocentral
Fonte: Projeto do CPC disponível no endereço: https://linktr.ee/caminhosdoplanaltocentral
*Jhessica Cardoso é Engenheira Ambiental e Coordenação de Comunicação do CPC
Leia Também
Leia também
As Trilhas de Longo Curso e os produtos locais
Incentivar o empreendedorismo local nas comunidades que cruzam o caminho das grandes trilhas é essencial para garantir a sustentabilidade social e ambiental da Rede -- além de proporcionar uma experiência única ao caminhante →
Conheça o Caminho da Ilha de Santa Catarina
A trilha urbana que percorre Florianópolis é ferramenta potencial de conservação, engajamento e geração de renda →
Mulheres na trilha e na conservação
Mesmo ainda longe de um contexto igualitário, cada vez mais as mulheres têm ganhado espaço no montanhismo e pertencimento dentro dos espaços naturais →