Análises

Trilhas sobre Trilhos: a Trilha Verde da Maria Fumaça como iniciativa de transformação no Brasil

Localizada entre a Serra do Espinhaço e o sertão mineiro, a trilha ferroviária une história e natureza ao longo do percurso de cerca de 100 quilômetros

Rosália Moreira ·
2 de agosto de 2021 · 3 anos atrás

A Trilha Verde da Maria Fumaça é uma ecovia localizada em Minas Gerais, no Centro Norte do estado, com aproximadamente 100 quilômetros entre serras e os riachos pertencentes às bacias do Rio das Velhas e do Jequitinhonha, que liga as vertentes da Serra do Espinhaço ao sertão mineiro.

Antes de se tornar a atual Trilha Verde da Maria Fumaça (TVMF), a ecovia era o então Ramal Ferroviário Diamantina-Corinto, trecho que foi inaugurado em 1914 pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que depois o repassou à Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), em 1923. O percurso total do ramal ferroviário era de 145 quilômetros e cortava os municípios de Diamantina, Datas, Gouveia, Monjolos, Santo Hipólito, Curvelo e Corinto. Na década de 70, o ramal foi totalmente desativado e parte do trecho entre os municípios de Monjolos a Corinto se transformou em rodovia. Trinta anos depois, a TVMF surgiu delimitando seu trecho entre Monjolos e Diamantina, caracterizado como ecovia pelas suas características de trilha.

Durante esses 30 anos, parte da estrutura, como trilhos e dormentes, foi retirada do local, restando apenas as estações, algumas casas de turma e os pontilhões. Ainda assim, a trilha guarda um patrimônio natural e cultural que surpreende os visitantes: galerias fluviais, enormes fendas que constituem verdadeiros portais, cachoeiras, pinturas rupestres, além do encontro com pessoas das comunidades que viveram na época em que o trem passava por ali. A memória dos contemporâneos da Maria Fumaça é uma experiência complementar ao visitante que se interessa pelas várias histórias e “causos” locais.

A trilha configura-se como importante marco da memória ferroviária brasileira e como incentivadora da valorização do patrimônio turístico. Suas características geográficas e culturais oportunizam o acesso de caminhantes, ciclistas, crianças, idosos e demais grupos à história do ramal ferroviário desativado de Diamantina. A trilha é ainda instrumento de apoio e incentivo às comunidades do entorno para agregar maior valorização e preservação da memória cultural de seu povo.

Desde o ano 2000, foram realizadas três expedições no trecho do antigo ramal ferroviário com a finalidade de conhecer o potencial da trilha e contribuir com melhorias na sua estrutura. A Organização da Sociedade Civil Caminhos da Serra (OSC) sempre esteve à frente na coordenação das expedições, convocando os participantes e envolvendo-se ativamente nas decisões. As travessias ocorreram respectivamente nos anos 2000, 2005 e 2017.

Atualmente, mesmo não ainda não totalmente estruturada, a Trilha Verde da Maria Fumaça já vem sendo muito utilizada pelos moradores da região e por visitantes para prática de caminhadas e passeios ciclísticos. Como ainda não há um monitoramento do trecho, não é possível saber o número exato de pessoas de outras cidades que vieram desfrutar dos encantos dessa rota turística. Contudo, nas redes sociais encontram-se facilmente vídeos, imagens e depoimentos de aventureiros que realizaram o percurso. Todos eles se dizem encantados com a beleza das paisagens vistas.

Antiga estação do Rodeador, incorporada hoje no percurso da Trilha Verde da Maria Fumaça. Foto: Arquivo Caminhos da Serra

Passeios ciclísticos em grupo são organizados por agências de Diamantina, Curvelo, Montes Claros, Gouveia e outros; passeios de caminhantes acontecem diariamente (observamos um fluxo maior de caminhantes e ciclistas entre o município de Diamantina e a Comunidade de Conselheiro Mata). Ainda que seja frequentada por vários grupos, é notável a presença cada vez maior de mulheres e famílias com crianças que são atraídas pelos atrativos culturais e naturais da trilha.

Trilhas que têm por base ramais ferroviários têm um enorme potencial, principalmente quando comparamos com modelos semelhantes e já consolidados de outros países como a Rails to Trails nos Estados Unidos e a Vías Verdes na Espanha. Estes modelos são iniciativas de pessoas físicas (voluntários) e do poder público que propuseram a transformação de milhares de quilômetros de ferrovias abandonadas em espaços para ciclistas, caminhantes e cavaleiros. Os trilhos dão lugar à trilha, que passa a receber um aproveitamento turístico e desportivo com sustentabilidade. Além disso, as trilhas ferroviárias possuem características próprias, como o fácil acesso – principalmente por serem de baixa elevação – curvas suaves e paisagens fascinantes.

No Brasil, como em outros países, há diversos outros ramais desativados similares à Trilha Verde da Maria Fumaça, com grande potencial não aproveitado e que podem vir a se tornar uma trilha ferroviária. O caminho para consolidar um projeto que realize essa transformação é árduo, principalmente por envolver grupos de interesses opostos e as políticas públicas que devem ser desenvolvidas para tal. Contudo, é necessário identificar esses locais e iniciar o trabalho de campo para visualizar a possibilidade de efetivar essa ação. A Trilha Verde da Maria Fumaça é um exemplo de que há sempre uma alternativa para o uso consciente da memória, da história e da natureza para o bem de todos. Basta conhecermos e acreditarmos!

Assista a live da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso em parceria com ((o))eco sobre a Trilha Verde da Maria Fumaça:

*Rosália Moreira é voluntária da ONG Caminhos da Serra, que atua na Trilha Verde da Maria Fumaça

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

  • Rosália Moreira

    Voluntária na ONG Caminhos da Serra que atua na Trilha Verde da Maria Fumaça

Leia também

Reportagens
21 de outubro de 2018

Sobre o verde da trilha da Maria Fumaça

Com investimentos, um dos mais belos trechos do Cerrado se firmaria como roteiro turístico, mas encontra dificuldades por falta de apoio estatal

Análises
26 de julho de 2021

Escoteiros e Rede Brasileira de Trilhas se unem em parceria pela conservação natureza

A Região Escoteira do Rio de Janeiro mobilizará seus escoteiros em prol das trilhas no estado, com ações de manejo, sinalização, replantio e educação ambiental

Análises
6 de junho de 2021

Os primeiros passos do Caminho do Vale do Café

Projeto de trilha de longo curso conecta duas grandes trilhas nacionais e segue os passos de antigos tropeiros e da história do Vale Paraíba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.