Análises

Urina preta, ciguatera e outras intoxicações por ingestão de peixes selvagens

Além do esgotamento dos estoques pesqueiros, nos quais 90% já estão em sua capacidade máxima de exploração, há outros bons motivos para não consumir pescado selvagem

Marcelo Szpilman ·
3 de março de 2022 · 2 anos atrás

Como se já não bastassem dois bons motivos para se evitar o consumo da carne de algumas espécies de peixes selvagens capturados na natureza __ (1) esgotamento dos estoques pesqueiros, nos quais 90% do pescado selvagem comercial já estão em sua capacidade máxima de exploração, e (2) alto risco do consumo de pescado selvagem, onde boa parte está contaminada por metais pesados, como mercúrio, químicos de longa duração e contaminantes orgânicos persistentes __, episódios recentes de envenenamento resultante da ingestão da carne de peixe selvagem nos fazem lembrar que existe um terceiro bom motivo.

A maioria dos registros de complicações gastrointestinais após a ingestão da carne de peixe advém da contaminação secundária por bactérias devido à má conservação do pescado. No entanto, existem peixes que podem apresentar-se venenosos __ quando ingeridos causam problemas por conter toxinas na pele, músculos, vísceras ou gônadas __ e o preparo (cozimento) não costuma ser suficiente para aliviar as consequências, já que as toxinas são termoestáveis (resistentes à desnaturação por aquecimento). Em alguns casos a intoxicação pode ser fatal.

Alguns tipos mais conhecidos de ichthyosarcotoxismo, ou envenenamento por ingestão da carne de peixe, são descritos a seguir de forma resumida.

1 – Ciguatera – Envenenamento provocado pela ingestão da carne de alguns peixes tropicais que vivem em áreas de recife coralino, na qual o homem fecha a cadeia alimentar onde ocorre o bioacúmulo progressivo da neurotoxina. A cadeia começa com uma microalga bentônica que produz a gambiertoxina. Os peixes herbívoros ingerem a microalga junto com as algas das quais se alimentam e a gambiertoxina é convertida em ciguatoxina e acumulada em seus tecidos. Os peixes carnívoros se alimentam desses peixes herbívoros e a ciguatoxina é mais uma vez bioacumulada. Nesse processo, a medida em que se sobe na cadeia alimentar maior a quantidade de ciguatoxina acumulada. Assim, os grandes peixes carnívoros de que tanto gostamos, como badejos, cavalas, pargos, caranhas, vermelhos e xaréus, situados no topo da cadeia, terão maior quantidade bioacumulada e poderão, quando ingeridos, provocar a ciguatera, com diversos sintomas gastrointestinais e/ou neurológios.

2 – Escombrotoxina – Envenenamento provocado pela ingestão da carne de alguns peixes de grande valor comercial, como atuns, bonitos, cavalinhas, enchovas e sardinhas, que não foram corretamente conservados após sua captura. A escombrotoxina é formada pela histamina, na presença de agentes potencializadores de sua toxicidade, como a cadaverina e a putrescina, e se desenvolve na musculatura do peixe através da atividade bacteriana que a decompõe __ níveis perigosos da toxina podem ser produzidos em até seis horas após a morte do peixe mal conservado e provocar edema nos lábios, náuseas, vômitos, queixas gastrointestinais e dor de cabeça.

3 – Tetrodontoxina – Envenenamento provocado pela ingestão da carne de algumas espécies de baiacu. O veneno, que está contido no fígado, intestino, gônadas ou pele, dependendo da época do ano, pode provocar a morte bastante rápida por falência respiratória em até 15 minutos após a ingestão, na intoxicação grave __ o potente veneno bloqueador neuromuscular pode conduzir a vítima à paralisia de toda musculatura voluntária com o indivíduo consciente. Na intoxicação pequena a moderada, a tetrodontoxina pode provocar desde um leve formigamento na boca até a queda da pressão sanguínea, entorpecimento e dor de cabeça.

4 – Doença da urina preta ou doença de Haff – Envenenamento provocado pela ingestão da carne de alguns peixes carnívoros tropicais, como badejo e olho-de-boi, e alguns crustáceos que vivem em áreas de recife coralino, na qual, mais uma vez, o homem fecha a cadeia alimentar onde ocorre o bioacúmulo progressivo da palitoxina. Essa toxina está presente no muco da cavidade interna dos corais Zoanthus e Palythoa. Os crustáceos e peixes herbívoros que se alimentam desses zoantídeos são contaminados e contaminam os carnívoros de que deles se alimentam. Por mecanismos ainda não conhecidos, a toxicidade é potencializada no pescado que não foi corretamente conservado após sua captura. A palitoxina, sem cheiro ou sabor, provoca no paciente a rabdomiólise (ruptura do tecido muscular), que conduz à elevação dos níveis séricos de creatina fosfoquinase (CPK) na corrente sanguínea, o que causa o escurecimento da urina, rigidez súbita e dores musculares. Porém essas condições podem ser desencadeadas também por metais pesados, como arsênico, cádmio e chumbo, bioacumulados nos peixes.

É importante esclarecer que esse artigo não está propagando o não consumo de peixes, mas sim alertando para a necessidade do consumidor selecionar muito bem o pescado que irá consumir e sua área de procedência, de modo a evitar aqueles mal conservados, aqueles capturados em águas mais poluídas, os potencialmente mais tóxicos e, principalmente, as espécies mais ameaçadas de extinção.

Acesse o link abaixo para saber identificar quais espécies de pescado é melhor evitar e quais se pode consumir livremente.

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

  • Marcelo Szpilman

    Biólogo marinho formado UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ

Leia também

Reportagens
18 de agosto de 2021

Desperdício do arrasto aumenta chances de extinção da vida marinha

Até 50 quilos de pescado são jogados fora para cada quilo desembarcado no país. A interrupção dos arrastões beneficia a ecologia e as economias. Países vetam a pescaria para proteger seus recursos

Reportagens
4 de julho de 2008

O mar não está para peixe

Primeiro estudo de longo prazo sobre recursos costeiros mostra que áreas protegidas têm papel relevante na reposição de estoques pesqueiros. Mas sozinhas, não conseguirão deter a devastação.

Reportagens
17 de agosto de 2021

Brasil naufraga no controle da pesca de arrasto

A falta de estatísticas e o drible em informações técnicas se somam a maiores desregulamentação e influência privada no governo extremista de Jair Bolsonaro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Claudio Roberto Junior diz:

    Se não tem como saber se o peixe tá contaminado, como prevenir então?
    Deixar de comer peixe?
    Quem mora em região onde os corais predominam como no nordeste, faz o quê?
    Como saber? Como prevenir?
    Pelo que entendi não tem como, só deixando de comer peixe!


  2. EVERTON MIRANDA diz:

    Muito desapontado com a coluna. E aí faz o quê, não come proteína de peixe? Mata o pescador de fome? Será que não da pra fazer um uso sustentável (que é trivial em termos demográficos para peixes)? É preciso mesmo fugir da babilônia pra ter alguma esperança que ela se recupere? Não seria melhor a gente tentar reformar a babilônia? Repara que não comer pescado selvagem (infelizmente o autor não se deu nem ao trabalho de destrinchar entre marinhos e dulcícolas), não vai fazer com que o próprio pescado deixe de ingerir metal pesado. Se apartar da babilônia não resolve nada. Se apartar da babilônia é uma confissão de suicídio, uma confissão de que o uso sustentável, a coexistência, não é possível.

    Mais uma vez estamos apenas apresentando problemas ao invés das soluções. O nobre povo tupiniquim que há 500 anos habita Banânia espera mais de sua classe intelectual.

    Nós ambientalistas não conseguimos convencer a China a deixar de consumir chifre de rinoceronte até hoje, e estamos achando que vamos convencer os brasileiros a não comer peixe? Tá bom. =)


    1. Natalia diz:

      Percebi que o artigo apenas alerta quanto ao consumo de peixe, e destaca inclusive que ‘”…não está propagando o não consumo de peixes, mas sim alertando para a necessidade do consumidor selecionar muito bem o pescado que irá consumir..”. Mas também compreendo que as soluções para nossos problemas ainda estão longe de serem criativas e aplicadas (por diversos motivos). Existe também um grande paradoxo entre as questões ambientais que nos cercam e questões sociais básicas. Sabe-se que muitas comunidades pesqueiras apresentam insegurança alimentar, e é ali no mar que eles se salvam. Então realmente o alerta sobre os perigos de determinadas espécies é para uma classe específica, é para aqueles que conseguem discernir este tipo de informação e têm de fato escolha quanto a suas questões alimentares. De nenhuma maneira achei o artigo decepcionante, inclusive me pareceu extremamente importante, em especial porque são poucas as informações disponíveis sobre a doença de Haff e as outras toxinas. Mas sim, o artigo está de fato direcionado a um grupo minoritário, o qual pode optar por outras opções de pescado.