A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, criticou, nesta segunda-feira (14), a modelo Gisele Bündchen por suas declarações dadas no exterior sobre meio ambiente e desmatamento no Brasil e convidou a modelo para ser uma espécie de embaixadora “para mostrar que produzimos alimentos para o mundo preservando a natureza”, nas palavras da ministra.
A crítica segue o tom do governo, que considera qualquer ativismo pró-meio ambiente uma espécie de crítica ao agronegócio, mesmo quando o setor não está incluído na fala. A ministra disse que falar que o Brasil destrói suas florestas lá fora torna o crítico um mau brasileiro.
“É um absurdo, vamos dizer, o que fazem hoje com a imagem do Brasil. Infelizmente são maus brasileiros. Por algum motivo vão lá fora levar uma imagem do Brasil e do setor produtivo que não é verdadeira”, ironizou Tereza Cristina, ex presidente da bancada ruralista.
“Em lugar nenhum do mundo tem uma lei florestal como a nossa, nenhum, o Código Florestal. Então, é um absurdo irem lá fora dizer. Inclusive, desculpe, Gisele Bündchen, você deveria ser a nossa embaixadora, dizer que o seu país preserva, que o seu país está na vanguarda do mundo da preservação e não vir aqui meter o pau no Brasil sem conhecimento de causa”, disse a ministra.
No Twitter, a ministra reforçou o convite.
Gisele Bündchen é conhecida pela sua luta em prol do meio ambiente e é Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Em novembro de 2018, a modelo publicou uma carta aberta endereçada ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, contra a fusão do ministério da Agricultura com o Meio Ambiente.
Bolsonaro manteve os dois ministérios separados, após ouvir críticas do próprio setor agropecuário, que temia barreiras nas exportações.
Leia Também
Líder da bancada ruralista será a ministra da Agricultura de Bolsonaro
“Continuamos de olho”, responde Gisele Bündchen sobre mensagem de veto de Temer
Leia também
Lutar pela causa ambiental faz, sim, diferença
Estudo realizado nos Estados Unidos indica que movimento ambientalista tem feito diferença na implantação de políticas ambientais. →
“Continuamos de olho”, responde Gisele Bündchen sobre mensagem de veto de Temer
Modelo brasileira, que pediu o veto ao presidente, manifestou em sua rede social a sua preocupação de que a redução das UCs no Amazonas volte em forma de Projeto de Lei →
Líder da bancada ruralista será a ministra da Agricultura de Bolsonaro
Presidente eleito anunciou o nome da deputada Tereza Cristina (DEM-MS) para presidir a pasta, que não será fundida com o Ministério do Meio Ambiente →
A galera está colocando questões ideológicas acima da proteção do meio ambiente.
Depois que a caixa de Pandora foi aberta pelo Bolsonaro, as reportagens do Eco seguem com comentários pra lá de absurdas. Mudaram os leitores ou eles continuam os mesmos e agora estão à vontade para proferir as bobagens que sempre pensaram?
A Gisele é aquela preocupada com o "aquecimento global" e pegada ecológica e vive de jatinho pra lá e pra cá.