A bancada do PSOL na Câmara protocolou um pedido convocação para que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dê explicações sobre quais medidas o governo tem tomado e pretende tomar no combate a devastação do Pantanal. O bioma tem sofrido com queimadas, que já destruíram cerca de 2 mil hectares nos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).
Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ), este mês de setembro registrou, em apenas seis dias, quase o total de área queimada registrado para todo o mês de agosto na porção do Pantanal do Mato Grosso. O mesmo laboratório estimou estimou que 1.131 mil hectares (ha) foram queimados no Pantanal do Mato Grosso (MT) e 667 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul (MS) nos primeiros seis dias de agosto.
“O cenário é crítico, demanda medidas de emergência e explicações do Ministério do Meio Ambiente sobre as ações de proteção, fiscalização e combate aos incêndios que estão sendo realizados e planejados para o bioma. Da mesma forma, o Ministro deve prestar esclarecimentos acerca das imediatas e necessárias medidas de contenção e prevenção conduzidas pelo Governo Federal aos Estados atingidos nas operações contra o fogo, seja quanto ao efetivo, à proteção dos povos e comunidades residentes do Bioma, à ordem orçamentária ou de estrutura e equipamentos necessários”, ressalta a bancada do PSOL.
O documento é assinado pelos deputados Áurea Carolina (Psol/MG), David Miranda (Psol/RJ), Fernanda Melchionna (Psol/RS), Edmilson Rodrigues (Psol/PA), Glauber Braga (Psol/RJ), Ivan Valente (Psol/SP), Luiza Erundina (Psol/SP), Marcelo Freixo (Psol/RJ) e Sâmia Bomfim (Psol/SP). O requerimento n° 2359/2020 está em tramitação na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aguardando avaliação do presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Maia.
*Wanessa Alves, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco.
Leia Também
Encontro das chamas ameaça parque com maior concentração de onças-pintadas do mundo
Leia também
Encontro das chamas ameaça parque com maior concentração de onças-pintadas do mundo
Mais de 1,6 milhão de hectares já foram consumidos pelo fogo no Pantanal apenas nos últimos dois meses e chamas avançam sobre refúgios da biodiversidade →
Entrando no Clima#31 – Mais uma COP do Clima começa em berço de petróleo
Podcast de ((o))eco começa a cobertura da COP29 diretamente de Baku, no Azerbaijão →
As COPs sob o jugo do petróleo
Estamos revivendo nas COPs a velha fábula da raposa no galinheiro, onde os países mais envolvidos com a produção de petróleo sediam conferências climáticas em que um dos grandes objetivos é justamente eliminar os combustíveis fósseis →