“Recebi este vídeo, Amazônia não está queimando”, escreveu o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no Twitter ao compartilhar um vídeo criado pela Associação de Criadores do Pará (AcriPará). Além da legenda que afirma que o bioma não está em chamas e com dados falsos, o vídeo apresenta entre as imagens um Mico-Leão-Dourado, animal endêmico da Mata Atlântica.
Recebi este vídeo, “Amazônia não está queimando” … pic.twitter.com/l6iG0uGhhU
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 9, 2020
O vídeo reforça a falsa ideia de que se não vejo, não existe. “Você está sentindo cheiro de fumaça?”, inicia a narração, seguido da resposta “Claro que não! Pois a Amazônia não está queimando”. A informação é falsa. Segundo dados sobre queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de 01 de janeiro até ontem, foram registrados 56.425 focos de calor na Amazônia. Altamira é vice-campeã de municípios com queimadas em 2020, só perdendo para Corumbá, no Mato Grosso do Sul (Pantanal).
A peça também sugere que a população pergunte a si mesma se está ou não ocorrendo queimadas na Amazônia e questiona se o público irá acreditar em “quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos”, referindo-se a informações divulgadas por instituições de pesquisa que mapeiam o desmatamento e queimada no Brasil há mais de 30 anos.
Outro ponto encontrado no vídeo é a falta de créditos das filmagens, que são apresentadas como “imagens internet”, no canto superior esquerdo da tela.
Além de Salles, o vice-presidente, Hamilton Mourão também compartilhou o vídeo e copiou o último trecho que afirma que o Brasil é o país que mais preserva as floresta no mundo – a Suécia (69%), a Finlândia (73%) e a Eslovênia (62%) têm mais florestas que o Brasil (59%) em proporção ao território.
“De que lado você está? De quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos?” O Brasil é o país que mais preserva suas florestas nativas no mundo. Essa é a verdade.Nós cuidamos! #ConselhoNacionalDaAmazoniaLegal #QueimadaNÃO pic.twitter.com/TkWi0uclo1
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) September 10, 2020
*Wanessa Alves, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco
Leia Também
Servidores denunciam em dossiê desmonte da política ambiental no Governo Bolsonaro
Leia também
Servidores denunciam em dossiê desmonte da política ambiental no Governo Bolsonaro
O documento de 34 páginas foi entregue ao Papa Francisco e será enviado a entidades como a ONU, Human Rights Watch e Anistia Internacional →
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →
Viraram um "bando" de aloprados.
O Patrimônio Brasileiro não merece esta corja de políticos.