Colunas

A natureza tem seu valor

A idéia de pagar quem presta serviço ambiental não é nova, nem tampouco serve como panacéia para nossos males ambientais. Mas um seminário em São Paulo mostrou o seu potencial.

6 de outubro de 2006 · 18 anos atrás

A política ambiental no Brasil tem sido conduzida com o que os economistas chamam de medidas de comando e controle. Ou seja, temos leis e regulamentos que estabelecem, por exemplo, que o proprietário de terras deve manter áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal, e temos uma série de exigências para o licenciamento ambiental de obras como portos, estradas, fábricas e usinas elétricas.

Essas políticas têm limitações e fraquezas. Os dispositivos do código florestal, por exemplo, são solenemente ignorados na maior parte do território brasileiro. O licenciamento ambiental, por sua vez, nem sempre cumpre a sua função, transformando-se em um caro formalismo que não garante nem a avaliação correta do custo ambiental dos projetos nem a tomada de medidas mitigatórias e/ou compensatórias.

Parece existir, no entanto, uma alternativa no uso de instrumentos econômicos para incentivar a conservação. É o caso da Costa Rica, por exemplo, onde o governo criou um mecanismo de financiamento baseado em um fundo – o FONAFIFO – para remunerar os proprietários rurais que conservam e restauram a floresta nativa. O programa conseguiu deter e reverter o acelerado desmatamento naquele país e hoje é uma referência global.

A Conferência “Valorando Serviços Ambientais”, promovida pela ONG Forest Trends e pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP – FGV reuniu centenas de pessoas em São Paulo para conhecer experiências como a da Costa Rica e para discutir como o conceito pode ser aplicado aqui.

O assunto não é inteiramente novo. O Brasil também tem exemplos de uso de instrumentos da economia da conservação. O principal deles é o ICMS Ecológico, implementado por vários estados como o pioneiro Paraná e o Tocantins, que aproveitou a experiência anterior para elaborar a legislação mais avançada no assunto. Wilson Loureiro, do Instituto Ambiental do Paraná, afirma que o mecanismo, que garante aos municípios que investem em conservação uma parcela maior do rateio do ICMS, levou a uma proliferação das áreas de conservação no estado.

O exemplo do ICMS Ecológico serve para mostrar como alguns conceitos da economia da conservação ainda precisam ser trabalhados para que possam ser aplicados na prática. A primeira questão é saber qual serviço ambiental, ou serviço do ecossistema, está sendo prestado – isto é, de que maneira aquele ecossistema preservado ajuda a manter a vida na terra, seja através da filtragem da água, da regulação do clima, da polinização de culturas ou do controle de inundações, por exemplo. A segunda questão é como medir estes serviços. E a terceira é como colocar um preço neles.

São questões complexas. A criação de unidades de conservação (UCs) serve, no mínimo, para proteger a biodiversidade, proteger mananciais de água e fixar carbono. É muito difícil medir esses serviços, e não existem ainda métricas para quantificar o quanto a criação de uma UC contribui para a biodiversidade ou para a produção de água potável. Na ausência desses parâmetros é impossível criar mercados, mas não é impossível usar pagamentos como instrumento de política, como no caso do ICMS ecológico, ou dos empreendimentos dentro de unidades de conservação.

Os créditos de carbono talvez sejam a modalidade mais avançada de pagamento por serviços do ecossistema. É fácil identificar o serviço prestado: a redução de emissões dos gases do efeito estufa. O serviço se mede através da estimativa dos gases que deixam de ser emitidos e/ou que são fixados pelo projeto. E o preço estabelece o equilíbrio entre oferta e demanda, demanda essa criada pelos governos quando criam limites de emissões que podem ser compensados pela compra de créditos. É o que acontece no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e também nos mercados voluntários de redução de emissões, como a Chicago Climate Exchange (CCX).

O seminário também discutiu várias experiências pioneiras de pagamentos por serviços ambientais no Brasil, assim como os limites dessas experiências. Fernando Veiga, do Nature Conservancy, falou sobre o trabalho dessa ONG para reduzir o custo da recomposição da reserva legal e áreas de proteção permanente de propriedades rurais no estado do Paraná através do dispositivo da servidão florestal. É uma proposta interessante na medida em que cria valor para a floresta em pé e ao mesmo tempo ajuda os proprietários a cumprirem uma legislação que se tornou objeto de polêmica. Mas sem governo a coisa não anda: se não houver pressão para o cumprimento das normas do código florestal, não haverá demanda por áreas de floresta preservada.

Uma questão crucial ficou sem resposta: os mecanismos de mercado podem ajudar a impedir que a Amazônia seja destruída? Virgílio Viana, secretário do meio ambiente do estado do Amazonas, acredita que eles têm um papel importante criando valor para a floresta em pé, e tem procurado incentivar o turismo e os produtos florestais não madeireiros, explorados de maneira sustentável. Mas dados apresentados por cientistas como Paulo Moutinho, do IPAM, e Dan Nepstad, do Woods Hole Research Center, sugerem que a devastação da floresta está ligada aos preços das commodities agrícolas e à expansão da infra-estrutura de transportes.

Sem comando e controle, sem presença do estado, essas pressões seriam quase irresistíveis. A última esperança está nos compradores dos produtos de exportação brasileiros, consumidores e empresas preocupados com os efeitos sobre o meio ambiente das suas decisões de consumo e que através do mercado estimulam a atuação responsável aqui. Não é uma panacéia, mas é bem melhor do que nada. Para problemas comparativamente simples, como a recomposição da cobertura florestal da costa atlântica brasileira ou a criação de fontes de financiamento mais confiáveis para as unidades de conservação já existentes, o pagamento por serviços do ecossistema pode indicar caminhos interessantes.

Os organizadores da conferência indicaram que as apresentações estarão disponíveis em breve no site do CES.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.