Colunas

Mocinhos e bandidos

A Malásia, conhecida pela devastação provocada pelas madeireiras nas florestas tropicais, preserva e administra bem seus parques. Mesmo com pouca verba.

6 de setembro de 2005 · 21 anos atrás

O resultado de tantas reformas provoca reações desencontradas. Os caminhantes experientes, que prezam sua privacidade e não querem se sentir subindo as escadas de um grande prédio, ficaram desalentados. Para eles, o acesso ao Kinabalu ficou feio e engarrafado. Por outro lado, como ressalta Moguring, trata-se de um pequeno impacto em uma área restrita do parque cujos resultados, para ficar apenas no plano da flora, permitem à Sabah preservar suas mais de 5 mil espécies de flores, entre as quais 1.200 espécies de orquídeas, 80 espécies de figueiras, 26 espécies de rododendros, conservar suas 9 espécies de plantas carnívoras, e garantir a sobrevivência da maior flor do mundo, a impressionante Rafflesia Endêmica de Sundaland, a Rafflesia é raríssima, demora 15 meses para florescer, mas quando desabrocha pode chegar um metro de diâmetro. Semana que vem eu conto mais.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Análises
10 de abril de 2026

Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente

Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.