Colunas

Casa de ferreiro, espeto de pau

É difícil ser ecologicamente correto, mas não deveria ser tão complicado manter uma boa conduta dentro de uma unidade de conservação.Basta educação,ambiental.

21 de dezembro de 2005 · 18 anos atrás

Em coluna recente aqui em O Eco, Marc Dourojeanni mostrou como é complicado, mesmo para o mais dedicado ecologista, manter uma atitude ecologicamente correta na sua rotina diária. De fato, como bem mostra Marc, banhos excessivamente longos e luzes desnessariamente acesas são apenas dois exemplos de costumes arraigados difíceis de mudar.

Não é diferente a situação dos Parques Nacionais. Em tese, teriam que ser templos da educação ambiental, Seu manejo, deveria ensinar pelo exemplo, fazendo uso exclusivo das melhores práticas ambientais. Ao visitar uma Unidade de Conservação, o turista deveria ser induzido a repensar seus próprios atos e costumes, através do contato direto não impactante, ou na pior das hipóteses sustentável, com a natureza.

Infelizmente, mundo afora e no Brasil em particular, essa não é a regra. Há, todavia, alguns poucos exemplos onde essa filosofia foi adotada com sucesso e que deveriam servir de modelo para o resto dos Parques.

No Parque Nacional da Montanha da Mesa, na África do Sul, 700 quilômetros de trilhas estão sendo recuperados. Pontes estão sendo fabricadas, degraus construídos e abrigos para montanhistas levantados. Embora tenha sido estabelecido para proteger os fynbos- flores endêmicas do menor reino floral do mundo-, até recentemente vastas áreas do Parque eram remanescentes de florestas comerciais de pinus e eucaliptos. É exatamente a madeira dessas árvores que está sendo serrada e aplainada para uso nas trilhas e alojamentos do Parque. Hoje, antes de dormir em um dos abrigos para excursionistas da Montanha da Mesa, o turista vai escutar uma preleção sobre espécies exóticas e seu impacto em ecossistemas frágeis. Só depois, vai poder dormir o sono dos justos em sua cama de eucalipto.

Mas há esperança. Anos atrás, um singelo guia ecoturístico, treinado pelo WWF na Chapada dos Veadeiros, acompanhava solene cerimônia de inauguração no Parque. Eis que um diretor de órgão ambiental, fumante inveterado, chamado a discursar, piparoteia seu cigarro ao sabor do vento. Mal a guimba, toca a relva, o condutor de visitantes a apanha e a devolve a seu dono, não sem antes passar o seu sermão: Doutor, guarde o seu cigarro, não suje o Parque não que ele não seu, nem meu. Ele é de todo o povo brasileiro.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.