Colunas

Vagas por duchas

O Brasil é quente e o sol costuma ser escaldante no verão. Para estimular o uso da bicicleta é possível criar duchas onde existem vagas.

13 de outubro de 2011 · 14 anos atrás
  • Raul Bueno

    É arquiteto urbanista, leciona na FAU-UFRJ e no Bennett. Ao projetar, busca o equilíbrio da cidade com o meio ambiente. Mora ...

Três vagas de carro se transformam em estacionamento para 16 bicicletas e 4 boxes de chuveiro. Ilustração: Raul Bueno
Três vagas de carro se transformam em estacionamento para 16 bicicletas e 4 boxes de chuveiro. Ilustração: Raul Bueno
A maior parte do território brasileiro, no verão, tem temperatura elevada e sol escaldante. Assim, boa parte das pessoas que vai trabalhar de bicicleta precisa de um bom banho ao chegar ao trabalho. Tenho amigos com a sorte de dispor de um chuveiro no local, outros acabam por se matricular numa academia de ginástica vizinha ao escritório. Mas, de novo, proponho avançar um pouquinho sobre o gigantesco espaço ocupado pelos carros até mesmo quando estão parados.

Uma vaga de automóvel ocupa 12,5m², enquanto um banheiro residencial completo ocupa cerca de 3,2m². Conclusão: em cada vaga cabem 4 boxes com chuveiro para que as pessoas possam, confortavelmente, tomar aquela ducha na chegada ao endereço de trabalho. Se há espaço coberto para carros, então certamente há espaço coberto para esses banheiros.

 

  Estacionamento só com carros: monotonia e desperdício. Ilustração: Raul Bueno
A obra não é cara e áreas de garagem geralmente têm facilidades para a criação de instalações elétricas e hidráulicas. As imagens a seguir mostram possibilidades de por esse projeto em prática.

E então proprietários de edifícios-garagem, corporações, repartições públicas e companhia, que tal a ideia? Vamos dar uma mãozinha – no caso, umas vaguinhas – para que as pessoas pedalem mais e dirijam menos?

 

Desenho interno do box da ducha, mostrando suas funcionalidades. Ilustração: Raul Bueno
Desenho interno do box da ducha, mostrando suas funcionalidades. Ilustração: Raul Bueno

Leia também

Podcast
8 de novembro de 2025

Entrando no Clima #60 – Fundo financiado por fósseis domina segundo dia da Cúpula dos Líderes

Lula propõe transição financiada pelo dinheiro de energia suja. Último dia de encontro que antecede COP30 também teve espaço para discutir proteção dos oceanos

Notícias
7 de novembro de 2025

Ciência brasileira propõe nova economia climática e meta de carbono zero até 2040

Pesquisadores defendem protagonismo científico na COP30 e apresentam caminhos para adaptação e neutralidade climática com base em inovação, justiça social e desmatamento zero

Notícias
7 de novembro de 2025

Mudanças climáticas são a principal ameaça para Patrimônios Naturais da Humanidade

Estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) traz alerta de que efeitos da crise climática são a ameaça que avança mais rapidamente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.