Notícias

Peru: os riscos que corre Loreto

Novo livro de Marc Dourojeanni reflete sobre o futuro e como reduzir o impacto do desenvolvimento nessa região ainda bem preservada.

Redação ((o))eco ·
7 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

Paisagem próxima a cidade de Iquitos, Loreto, o maior departamento do país e ainda bem preservado. Foto: Attraction Voyages Pérou & Bolivie
Paisagem próxima a cidade de Iquitos, Loreto, o maior departamento do país e ainda bem preservado. Foto: Attraction Voyages Pérou & Bolivie

Com 37 milhões de hectares, o departamento de Loreto equivale a quase um terço do Peru, mas é um dos mais pobres do país. Sua população é pouco acima de um milhão de habitantes, dos quais mais de 100 mil são indígenas. Loreto também é bastante isolado, com apenas 390 km de estradas construídas. O transporte atual é em geral fluvial ou aéreo. Por causa desse isolamento, seus recursos naturais têm sido pouco explorados e suas florestas sofreram uma taxa de 3,6% de desmatamento contra a média peruana entre 11 e15%.

Mas essa situação tende a mudar nos próximos anos com os planos de construção de 2,6 mil quilômetros de estradas, várias ferrovias e a transformação de 4,2 mil quilômetros de rios em hidrovias. Está prevista a construção de 5 hidrelétricas e o departamento (equivalente ao que seria um estado da federação no Brasil) de Loreto também está recebendo volumosos investimentos na prospecção e exploração de petróleo.

É impossível evitar que Loreto passe por uma transformação econômica. Por isso, é um desafio imaginar como reduzir o impacto das mudanças que virão. Essa reflexão é o cerne do novo livro Loreto Sostenible al 2021, de Marc Dourojeanni, professor emérito da Universidade Nacional Agrária de Lima, Peru, e também colunista de ((o))eco.

No texto, Dourojeanni não imagina parar as atividades de mineração, exploração de petróleo e de madeira, mas procura pensar quais são as melhores opções que as compatibilizem com um futuro o mais sustentável possível. Ele faz sugestões sobre as formas de melhorar o transporte, a matriz energética e também fala sobre a urgência da regularização fundiária na Amazônia Peruana, um problema também fundamental no Brasil.

A publicação, no original em espanhol, está disponível online e pode ser baixada gratuitamente:

Loreto Sostenible al 2021
Autor: Marc Dourojeanni
Páginas: 354 (com resumo executivo de 39 pág.)
1ª publicação: maio de 2013

Resumo Executivo
1ª parte – Diagnóstico
2ª parte – Prognóstico
3ª parte – Alternativas

 

 

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.