Notícias

Hidroponia: conheça os prós e contra nesse tipo de cultivo

Cercada de mitos sobre suas vantagens, hidroponia pode ser uma alternativa à agricultura tradicional, que poupa água e evita agrotóxicos.

Nanda Melonio ·
4 de maio de 2012 · 12 anos atrás
A hidroponia é o cultivo de vegetais sem a utilização do solo, apenas com água associada aos elementos nutritivos, essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Foto: Invernaderos Inisa

Se durante um almoço em família alguma criança curiosa perguntar de onde vêm as verduras, frutas e hortaliças que estão na mesa, a resposta automática é que são plantadas na terra, certo? Nem sempre. Existem outras formas de cultivo, e uma das que vêm ganhando destaque é a hidroponia, quando as plantas não crescem fixadas ao solo, e sim na água. Neste caso, os nutrientes que elas necessitam para se desenvolver são dissolvidos na água que passa por suas raízes.

A hidroponia também pode ser auxiliada pelo uso de outros substratos como: cascalho, areia, vermiculita, perlita, lã de rocha, serragem, casca de árvore, etc., aos quais são adicionados uma solução de nutrientes contendo elementos essenciais para o desenvolvimento da planta.

Atualmente, a alface é a espécie mais cultivada, mas também pode-se plantar couve, melão, rúcula, brócolis, berinjela, tomate, arroz, morango, feijão-vagem, salsa, repolho, agrião, trigo, pepino, pimentão, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores e plantas ornamentais.

A técnica é uma alternativa bastante utilizada em países como Holanda, França, Estados Unidos e Japão, que apresentam condições adversas de clima, área e solo. No Brasil, a região Sudeste – especialmente o estado de São Paulo – concentra a principal produção hidropônica, mas o processo também é usado em outros estados e regiões do país. Além da comercialização com fins alimentícios, a hidroponia também é muito utilizada para estudo da potencialidade das plantas e alimentação animal.

O processo de hidroponia apresenta várias vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como: crescimento mais rápido; maior produtividade; aumento da proteção contra doenças, pragas e insetos nas plantas; economia de água de até 70% em comparação à agricultura tradicional; possibilidade de plantio fora de época e rápido retorno econômico; assim como menores riscos perante as adversidades climáticas.

Na hidroponia, a planta não entra em contato com o solo e recebe os sais minerais que precisa em proporção equilibrada, dissolvidos em água. O resultado é uma planta mais forte e sadia, com qualidade nutricional e sabor equivalente aos vegetais produzidos nas práticas tradicionais de cultivo.

Mas o maior atrativo do sistema hidropônico é a isenção de resíduos agrotóxicos. Ao utilizar a hidroponia, o agricultor também evita a degradação dos solos e a agressão ao ambiente, além de economizar, pois reduz o uso de produtos químicos e a preocupação com a desinfestação de áreas para o plantio.

Dentre as desvantagens, está o alto custo inicial do processo, devido à necessidade de terraplenagens, construção de estufas, mesas, bancadas, sistemas hidráulicos e elétricos. Os equipamentos utilizados nas culturas hidropônicas devem ser mais sofisticados e precisos que os do cultivo no solo, o que torna sua aquisição, instalação e manutenção bem mais caras.

A grande dependência de energia elétrica exige gastos com prevenção tanto à sua falta quanto à falta de água. Qualquer falha ou erro de manejo pode acarretar um prejuízo bem maior e mais grave do que na agricultura tradicional, pois o sistema hidropônico é muito mais vulnerável.

Além disso, para que o negócio seja lucrativo, é necessário bastante conhecimento técnico e fisiológico: o agricultor precisa ficar atento à escolha das espécies de plantas mais adequadas, ao uso de recipientes apropriados e à aplicação correta de fertilizantes e materiais básicos para se obter sucesso com o cultivo hidropônico.

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 31

  1. Tiago diz:

    Bom dia,

    O que fazer à lã de rocha ou espuma fenolica após colheita?

    E às raízes?

    Obrigado


  2. Rosângela diz:

    Eu montei uma horta hidropônica mais não consegui produzir alface não sei o que acontece elas não se desenvolvem gostaria de saber o que está acontecendo ?


  3. REINALDO diz:

    Estou montando minha Horta hidroponica , de inicio vai ser hobby e com apenas 12 metros de tubo de 75mm
    usando 2 bombas de agua de maquina lavar roupa, baixo consumo e preco ,
    vou usar um plc que tenho para fazer automação, quero deixar primeiro tempo liga bomba 1, segundo tempo liga bomba 2 , se sistema falhar de uma bomba, a outra supre .
    tambem pretendo usar um alarme via web usando Sonoff .


  4. Netto diz:

    Boa tarde,

    Um amigo me falou que a horta hidroponica é facil pegar algum tipo de doença, segundo ele a areia que é uilizada na forma convencional funciona tbm como um filtro. Procede esta informação?

    Se houver algum grupo no zap referente a este assunto, poderia me adicionar?
    71 98606-1117

    Obrigado,,,


  5. Benedito Monteiro diz:

    Olá, bom dia quero saber qual seria a melhor sementes para hidroponia em regiões quente tanto crespa e da americana e lisa . obrigado


  6. Eu fiquei surpresa com a quantidade de cultivos que podem usar a hidroponia como meio para se chegar as plantas. Muito legal saber disso. Mudei minha visão sobre o assunto. Gosto da idéia por ser totalmente limpa, antipoluente


  7. rafael diz:

    hidroponia uma tecnica que dá certo pois forma mais segura e sem agrotóxicos.assim é mais indicado para serem consumidos á pacientes hospitalares ou postos de saúde em geral.ainda tambem para pessoas sadias.os nutrientes são conhecidos com macronutrientes mais indicados para todos.estou conhecendo


  8. jerson carvalho diz:

    sou angolano e tenho uma propriedade de 800 ectares em angola gostei do projeto hidroponia quero saber custos desde as sementes sacos e a montagem do projecto isso chave na mao tempo de montagem formaçao falo de uma area a ser usada aproximadamente 50.000 m2


  9. aryana diz:

    qual e o espaço para plantar este tipo de produto?


    1. Jânio Garcia Rosa diz:

      Todo espaço é possível depende de sua necessidade, pode ser feito em um M2.


  10. Luciano diz:

    Quero montar uma aqui em casa mas na parede que pretendo montar não bate sol em nenhum momento do dia. Será que dá certo?


    1. Jânio Garcia Rosa diz:

      Boa tarde sem sol o crescimento fica prejudicado.


  11. DILCY diz:

    Gostei das informações


  12. LUCIA diz:

    Boa noite vcs trabalhan com sementes e adubos?e tem alguma EMPRESA aqui no PARANÁ? SOU A LUCIA,Obrigada


  13. João S Bomfim Sob diz:

    Sou aposentado na área contábil e agora estou pensando em trabalhar na horticultura precisamente com hidroponia. Moro na grande São Paulo próximo a Alphaville, portanto acho que o escoamento da produção não será muito difícil. Já estou fazendo curso na área, mas gostaria de obter custos de produção atuais, já que aqueles que pesquisei não pareceram tão atuais assim. Poderia me dar alguma dica neste sentido? Antecipadamente agradeço no que puder me ajudar.


  14. Edison diz:

    Estou pensando em montar hortas hidropônicas em Tocantins região bem quente , mais pessoas me falaram que a alface que seria o que eu iria mais trabalhar depende muito do resfriamento da água que passa pelas raízes em caso de situações muito quentes, isso e correto?


    1. Jean diz:

      Sim é correto, a temperatura ideal gira em torno de uns 20 a 25 graus, mas a alface hidroponica desenvolve muito bem em regiões mais quentes, talvez um aumento na porcentagem de caída das bancadas resolva o seu problema com a temperatura.


    2. Jânio Garcia Rosa diz:

      Um processo que vem dando certo é a caixa de reposição esta enterrada, assim a agua não aquece tanto e como o colega disse um inclinação de 10% evita que a agua se aqueça.


  15. Márcia Dias diz:

    Olá, agradeço ao conhecimento que tem publicado. Uns dos alimentos que mais gosto são das raízes, mas tem se tornado caros e feitos, sem gosto.Tenho espesso, estou pensando em fazer cultivo em casa para nossa necessidades. Talvez até como renda se tiver giro. Gostaria de informação como adquirir bons nutrientes e melhor preço, quantidade e como preparar. Grata pela atenção e por Deus sabedoria e humildade, sucesso, prosperidade.


  16. Guilherme diz:

    Nos supermercados, os produtos com rótulos hidropônicos aparecem com raizes pretas como sujas de terra e resíduos nas folhas do que parece ser terra. Isso é possível?


    1. Eduardo Brito diz:

      Guilherme, as raízes pretas não são normais, externamente elas podem até estar um pouco escurecidas, em um tom castanho ou cinza, mas seu interior deve ser branco.
      Quanto aos resíduos são muitas vezes restos da vermiculíta expandida, um dos produtos usados na hidroponia, é uma espécie de areia mais grossa usada muitas vezes para fixação das sementes sobre a espuma fenólica até sua germinação. É inerte e acidentalmente pode cair sobre as folhas quando da higienização da planta já adulta, para embalagem.
      Tanto a raiz escurecida quanto a presença de vermiculita nas folhas não trazem problemas ao consumidor apenas ao produtor que provavelmente está tendo perdas significativas.
      A higiene é um fator importante na produtividade na hidroponia, evita diversas pragas e doenças.


      1. Jefferson diz:

        Oi, vc sabe de algum grupo de watts app de produtores hidropônicos? Peça pra me add por gentileza… 38 9 9193 3676


    2. boni de lucca diz:

      normal sim amigo depende do meio utilizado para produção. hidroponia pode ser em solo inerte tb ABS


  17. xabier diz:

    Estimado cliente,

    En nombre de H2 Hydroponics, Les estoy enviando nuestro archivo de presentacion por vuestro interes.

    H2 Hydroponics es una compañia española que desarrolla invernaderos y sistemas hidroponicos. Nuestros servicios son capaces de proveer vuestras necesidades comerciales con una amplia gama de productos.

    Por favor visita nuestra web en http://www.h2hydroponics.com.

    Por favor no dudes en contactarnos en caso de cualquier pregunta o necesidad; nosotros buscamos poder ayudarte en tus planes y proyectos.

    Saludos cordiales

    Equipo H2 hydroponics


  18. Fabio diz:

    Tenho uma estufa hidroponica e das 11:00 as 17:00 elas murcham oque devo fazer para que não murchem?


  19. Monique diz:

    Posso transferir a planta hidroponica para a terra?


  20. MARIA ISABEL SILVA diz:

    Tenho uma area de 20×10 e gostaria de comessar uma plantação hidroponica onde consigo orientação presente para este fim?
    Moro em Embú das Artes -sp


  21. sol diz:

    ola estou querendo fazer uma horta hidroponica em um espaço de 7.5 por 14 mts é possivel ?
    qual o melhor modelo de estrutura ? tenho poço arteziano i o lcal é uma quadra de bola quero plantar nesse espaço que ja tenho telas de arame em volta e teto tbm . como dar inicio ????? pode me ajudar ? o que fazer primeiro ? ( sol ) brechosolsbc hotmail.com


  22. Milton diz:

    Posso colocar um esguixo dágua em cima da cobertura para amenizar o calor? Pois as verduras estão murchando muito.


  23. milton diz:

    Posso colocar um esguixo dágua em cima da cobertura para amenizar o calor? Pois as verduras estão murchando muito. O q fazer?