Dicionário Ambiental

O que é Adaptação Climática

Conheça o significado da expressão “adaptação climática” e como ela acontece na prática

Redação ((o))eco ·
2 de abril de 2025

Adaptar significa modificar algo para que se acomode, se ajuste ou se adeque a uma nova situação ou para um determinado fim. A adaptação climática quer dizer a mesma coisa: ajustar ou adequar os sistemas naturais e humanos, frente às mudanças climáticas, atuais ou esperadas, e seus efeitos.

A Política Nacional Sobre Mudança do Clima define adaptação como as “iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima”.

Impactos atuais e futuros da mudança do clima demandam respostas adaptativas em diversos setores da economia, esferas sociais e unidades geográficas. O desenvolvimento e a implementação de iniciativas e medidas de adaptação envolvem, portanto, um extenso e heterogêneo grupo de atores, públicos e privados, locais e nacionais. 

Elas podem ser pensadas e implementadas em diferentes escadas. Um bairro que se adapta a enchentes frequentes, ou uma cidade que precisa mudar suas leis para garantir maior conforto térmico aos seus moradores frente a ondas de calor, um estado que implementa sistema de alarme preventivo quando há perigo de deslizamentos e assim por diante.

Outros exemplos de medidas de adaptação são: preparação de avaliações de risco, mudanças nas práticas de agricultura em regiões de maior incidência de seca, construção de barreiras para proteção contra aumento do nível do mar, melhoria na cobertura de seguros ou desenvolvimento de redes de segurança social.

Os responsáveis pela implementação das ações de adaptação também são múltiplos. Pode ser você mesmo, que instalou mais janelas em sua casa para aumentar o conforto térmico frente aos frequentes aumentos de temperatura, ou o agricultor que te fornece legumes, que teve que passar a plantar em épocas diferentes por causa da seca ou da chuva extrema.

Já as ações macro de adaptação acontecem – ou deveriam acontecer – em nível institucional e público. Estudo publicado em janeiro de 2025 pelo Instituto Clima e Sociedade e Centro Brasil no Clima, no entanto, mostrou que, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, somente oito possuem um plano de adaptação às mudanças climáticas. Outros seis estados estão com planos em fase de desenvolvimento.

Embora a adaptação possa acontecer de forma não deliberada e como resposta a um evento climático já existente, em geral, a tomada de decisão antecipada, a partir da análise de dados e informações relacionadas a riscos climáticos, tende a tornar mais efetivas as estratégias. 

Leia também

Dicionário Ambiental
26 de fevereiro de 2015

O que é o Protocolo de Quioto

Saiba mais sobre o controverso acordo internacional que se propôs a reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa.

Dicionário Ambiental
5 de fevereiro de 2015

O que é o programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia)

Saiba mais sobre aquele que é considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta.

Dicionário Ambiental
12 de fevereiro de 2015

O que são Cotas de Reserva Ambiental (CRAs)

Entenda este mecanismo, uma solução inteligente na resolução do enorme passivo ambiental brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.