Fotografia

Cores do Juruena

Ensaio retrata odisséia ambiental sobre terras que já encantaram tantos naturalistas. Expedição ao Parque Juruena resultou na identificação de centenas de espécies.

Redação ((o))eco ·
18 de abril de 2008 · 18 anos atrás

Neste ultimo mês, o blog de Andreia Fanzeres sobre a Expedição aos Rios Juruena, Teles Pires e Tapajós, nos descreveu um dos trabalhos ambientais mais importantes realizados no norte do Estado do Mato Grosso, tão drasticamente assolado pelo desmatamento descontrolado e queimadas insanas.

Estive nas duas ultimas expedições organizadas pela WWF, ICV e ICMBio, com intuito de fotografar o árduo trabalho das equipes de pesquisadores, que num esforço multidisciplinar fizeram o diagnóstico da biodiversidade desta região. O resultado foi impressionante; uma infindável quantidade de espécies de invertebrados, a identificação de centenas de aves e mamíferos, sem contar com a flora que certamente nos trará surpresas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Talvez pela competência nata de cada um que estava ali, atento, disposto, quase que obcecado em se conseguir o melhor resultado, talvez pela capacidade dos organizadores em manter coeso um grupo tão diferenciado de pessoas, o fato é que as respostas em campo já mostraram a importância em se preservar a região sob a proteção legal de um parque nacional.

Neste ensaio tentei trazer um pouco de tudo que vimos por lá, seja pelas belezas das paisagens, seja pela raridade das espécies encontradas, seja para “dar rosto” aos diversos nomes dos pesquisadores descritos pela Andreia. Ou ainda pela necessidade que tenho em compartilhar um privilégio, uma honra em documentar uma expedição como esta. Verdadeira odisséia ambiental sobre terras que já encantaram tantos outros naturalistas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete o pai e apresenta 7 propostas antiambientais

Análise do Observatório do Clima aponta Lula à frente na agenda ambiental; programa de Flávio Bolsonaro tem apenas uma proposta positiva

Notícias
9 de setembro de 2026

Nova espécie de ave é identificada na Serra de Baturité, no Ceará

A tovaca-de-baturité, antes considerada parte de uma espécie de ampla distribuição pela América do Sul, se diferencia principalmente pelo canto e por características da plumagem

Colunas
9 de setembro de 2026

Um dia para dar uma pausa nas redes e se conectar ao mundo

O Dia do Reset propõe passar 26 de setembro longe das telas e conectado a outras atividades e eu posso provar que períodos prolongados offline aumentaram minha atenção, sono e percepção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.