Fotografia

Um clique nas mudanças climáticas

Alguns dos melhores fotógrafos de natureza estão em Um Clima para Vida, livro que registra o aquecimento global transformando habitats e ameaçando espécies.

Redação ((o))eco ·
9 de março de 2009 · 13 anos atrás
Clique aqui para ver o slideshow
Clique aqui para ver o slideshow

Em outubro de 2008, durante o Congresso Mundial para a Conservação, realizado em Barcelona (Espanha), não houve evento mais concorrido que o lançamento do livro de fotografia Um Clima para a Vida: Solução para um Planeta Saudável. A publicação faz parte da tradicional série de livros de fotos de natureza editados pela ong Conservation International, em parceria com a empresa mexicana de cimento Cemex e a Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação (ICLP, na sigla em inglês).

O prefácio é do biólogo E.O. Wilson, considerado uma das vozes mais influentes do movimento conservacionista em todo mundo, e há mais uma série de textos de cientistas explorando o tema dos impactos do aquecimento global sobre ecossistemas-chave para a sobrevivência de muitas espécies. A obra traz 175 fotografias divididas em dez capítulos que realmente conseguem dar uma visão de como as mudanças climáticas afetam habitats tão distintos como as regiões polares e as florestas tropicais, sem deixar de mostrar efeitos nas zonas urbanas e nos ecossistemas marinhos.

A publicação inclui onze imagens especiais, em que os fotógrafos prestaram testemunhos sobre sua experiência em campo e como elas transformaram-se em registros em primeira mão dos impactos da mudança do clima sobre o meio ambiente. O renomado fotógrafo de vida selvagem Frans Lanting conta que, após clicar um mesmo lugar que havia sido fotografado na África, há 100 anos, sentiu-se “em um dos raros instantes onde você pode ver a extinção em progresso bem na frente dos seus olhos.”

O brasileiro Luciano Candisani colaborou com cliques preciosos sobre a Mata Atlântica e um de seus mais notórios habitantes, o macaco muriqui. Há também registros impressionantes da extensão do desmatamento na Amazônia.

A pesquisadora e fotógrafa Cristina Mittelmeir, que atualmente dirige o ICLP, conta que a parceria criada para a publicação de Um Clima para a Vida mostra uma boa maneira de envolver uma grande corporação em projetos deconservação.  A ICLP completa em 2009 quatro anos e segundo Cristina é um grupo de “fotógrafos que tem paixão pela conservação da natureza e que têm oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma só voz”. Em sua opinião , os fotógrafos de conservação devem tanto mostrar o exótico quanto conscientizar o público. “A foto tem que mostrar ao mundo a beleza do que está prestes a ser perdido e ao mesmo tempo revelar os horrores que estão ocorrendo. Estes dois caminhos precisam ser balanceados para transmitir as mensagens.” 

Especialmente para O Eco, a ICLP disponibilizou dez fotografias de Um Clima para a Vida. Confira com mais um clique, desta vez no slideshow logo acima.

Serviço

A Climate for Life: Solutions for a Healthy Planet
Editado por Cemex Conservation Book Series em parceria com Conservation International e International League of Conservation Photographers
352 páginas, 175  imagens coloridas.
Mais informações em http://www.ilcp.com

Leia também

Notícias
1 de dezembro de 2021

Amazônia acumula 73 mil focos de incêndio em 2021, segundo dados do INPE

Há menos de uma semana, Bolsonaro voltou a afirmar que “floresta úmida não pega fogo”. Número de queimadas no Pampa segue em alta

Notícias
1 de dezembro de 2021

Audiência Pública discute projeto de lei que quer municipalizar áreas de preservação em Angra dos Reis

Projeto que altera gestão da APA Tamoios é da deputada Célia Jordão, esposa do prefeito de Angra. Cerca de 40 organizações se manifestaram contrárias ao PL

Reportagens
30 de novembro de 2021

Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista

Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta