Nos últimos 3 anos, o fotógrafo Flávio Varricchio dedica-se a fotografar os parques nacionais brasileiros e da América do Sul. Prefere registrar as áreas protegidas localizadas em zonas montanhosas. Neste ensaio há fotos da Serra dos Órgãos e Itatiaia, ambos no Rio de Janeiro, e também da Serra do Caparaó, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso há registros dos parques na Serra Geral, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Aparados da Serra, Serra Geral e São Joaquim) e dos parques do Monte Roraima, no Brasil, e Canaíma, Venezuela. Ali estão as montanhas mais antigas do mundo, os chamados Tepuis, que começaram a se formar a 1.8 bilhões de anos.
Com sua paixão pelas montanhas, Varrichio mora em Petrópolis, RJ, aos pés da Serra dos Órgãos. Sua intenção é mostrar a importância dos ecossistemas de montanha para a manutenção da vida no planeta.
Flávio Varricchio é fotógrafo da natureza. Em 2004 passou a se dedicar à arte que melhor retrata sua essência, embora desde criança demonstrasse interesse pelas imagens que via em revistas especializadas. Procura, através da fotografia, celebrar a natureza, ambiente que mais se identifica, tentando projetar em imagens a magia de cada lugar que visita. Atualmente se dedica ao projeto de documentação dos parques nacionais brasileiros além de retratar o povo, as pessoas que ajudam a contar a história do Brasil.
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa
→