“Funai se retrata e pede desculpas às famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips” e mais
1º de março de 2023
Nesta terça-feira (28), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), representada por sua atual presidente da Funai, Joenia Wapichana, pediu desculpas às famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados na Amazônia em junho de 2022, pelo teor da nota publicada pelo órgão sobre o caso durante a gestão Bolsonaro. À época, a Fundação culpou os dois pelo ocorrido, dizendo que não tinham autorização para entrar na Terra Indígena.
O parágrafo 4º do artigo 39 da Lei n. 12.844/2013 instituiu a presunção de legalidade do ouro adquirido e a boa-fé da pessoa jurídica adquirente. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7273, de autoria do PSB e da Rede Sustentabilidade, questiona esta presunção e pretende tornar obrigatório que as DTVMs estabeleçam mecanismos que certifiquem que o ouro comprado tem origem legal e que o processo de aquisição está livre de violações ambientais e aos direitos humanos.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Anderson Torres pode perder licença de criador amadorista de pássaros
Funai se retrata e pede desculpas às famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips
MP vai avaliar licença de usina que ameaça cachoeira em Mato Grosso do Sul
Municípios influenciados pela BR-319 concentram 16% da área desmatada na Amazônia em 2022
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.