O Eco+ | Edição #221 | Novembro/2024
03 de novembro de 2024
Desde que o resultado das eleições americanas confirmou o retorno de Donald Trump à Casa Branca para mais quatro anos de governo, muitas análises dão conta de como será um possível segundo governo do republicano. A repórter especial Cristiane Prizibisczki ouviu especialistas para nos ajudar a entender o que podemos esperar da administração Trump na agenda climática. Destrinchando as ações anti-ambientais de seu primeiro governo somado às promessas de campanha, o cenário previsto certamente não é dos melhores nesse campo.
Saíram os dados do PRODES (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal Por Satélite), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o período entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho deste ano. Houve uma queda de 30% no desmatamento da Amazônia, o menor índice dos últimos nove anos. No Cerrado, superando as previsões, o desmatamento teve queda de 25%. Os dados, apesar de positivos, não foram suficientes para especialistas ouvidos nas reportagens de Cristiane Prizibisczki, pois acreditam que o país pode fazer mais na direção do desmatamento zero.
O Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto completa 40 anos e celebra resultados de ações de monitoramento, manejo, restauração da Mata Atlântica e engajamento comunitário. O pequeno macaco, que vive apenas na Mata Atlântica do estado de São Paulo e chegou a ser considerado provavelmente extinto, viu sua sorte mudar com a chegada do primatólogo Adelmar Coimbra-Filho, responsável pela redescoberta da espécie na década de 70. A partir daí, o mico-leão-preto ganhou visibilidade e encontrou as pessoas certas, na hora certa, que se uniram com um objetivo comum: salvar a espécie – de vez – do risco de extinção. Essa emocionante história é contada em detalhes na reportagem “O sonho que tirou o mico-leão-preto da beira da extinção” de Duda Menegassi.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
O que esperar da administração Trump na agenda climática
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% e atinge menor valor em nove anos
O sonho que tirou o mico-leão-preto da beira da extinção
· Conservação no Mundo ·
Jardineiros de corais. Mais de 200 pescadores trocaram suas varas de pesca pela tarefa de recuperação dos recifes do mar do Caribe Colombiano. Eles já cultivaram mais de 850.000 fragmentos para curar o ecossistema marinho. [América Futura – El País]
Buracos na tapeçaria da vida. A biodiversidade é a tapeçaria da vida, cujos fios não apenas nos unem, mas também permitem a existência de nossas sociedades. Mas a rápida extinção de espécies devido ao desaparecimento de ambientes, à poluição, ao consumo e às mudanças climáticas está nos colocando cada vez mais em xeque, como demonstrou a pandemia de Covid. [Periodistas por El Planeta]
· Dicas Culturais ·
• Para assistir •
Por que árvores gigantes morrem?
O projeto Gigante, que começou na Amazônia em junho de 2024, usa um protocolo inovador com drones e verificação de campo para avaliar a mortalidade das grandes árvores tropicais. O projeto iniciou uma pesquisa idêntica no Panamá e conduzirá outras na Malásia, Camarões e em outro local da Amazônia.
• Pra ver •
O homem e a Terra | Marcio Pimenta
Em uma época de emergência climática, as pressões sobre sistemas essenciais como energia, água e alimentos se intensificaram, profundamente ligadas ao impacto da humanidade sobre a Terra. O projeto fotográfico de Marcio Pimenta captura esse momento crítico, explorando a intrincada relação entre a humanidade e a geografia – como as pessoas interagem com seu ambiente e são moldadas por ele.
• Pra ler •
Os Mastodontes de Barriga Cheia e Outras Histórias | Fernando Fernandez
Um livro de crônicas de divulgação científica de leitura leve e agradável, escritas em linguagem informal, sobre uma ampla variedade de temas relacionados – ecologia, conservação da biodiversidade, paleontologia, evolução, filosofia da conservação e a busca por um mundo melhor. A ideia que permeia todo o livro é que divulgação científica pode perfeitamente ser gostosa de ler, sem que isso atrapalhe passar seu conteúdo – pelo contrário.