O Eco+ | Edição #243 | maio/2025
18 de maio de 2025
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (14) os dados do segundo ciclo unificado de auditorias na cadeia da pecuária na Amazônia Legal. Como mostra a matéria de Cristiane Prizibisczki, os resultados mostram avanço na transparência de frigoríficos signatários do acordo da carne na Amazônia, mas vários gargalos permanecem, como a falta de controle da cadeia de fornecedores indiretos.
Estudo recente publicado no periódico Science Advances aponta que conhecemos o ínfimo total de 0,001% de oceano em profundidades superiores a 200 metros, que cobre mais da metade do planeta. Duda Menegassi traz, em reportagem, que essa parcela de imagens está concentrada nos territórios marinhos de apenas três países: Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia. E que nas águas brasileiras foram realizados apenas 135 mergulhos em profundidade superior a 200 metros, sempre liderados por outros países, como Estados Unidos, Japão e França.
A repórter Duda Menegassi registrou em seu texto uma descoberta botânica feita pelo pesquisador Fabiano Melo. Sobrevoando a Reserva Biológica da Mata Escura, em Minas Gerais, em busca do maior primata das Américas – o muriqui-do-norte –, o pesquisador acabou encontrando outro gigante: um jequitibá-rosa de impressionantes 65 metros e, simplesmente, a maior árvore viva conhecida da Mata Atlântica!
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
Ao menos 6 milhões de cabeças de gado no Pará estão irregulares entre indiretos
O quão pouco já vimos das profundezas do mar
Um jequitibá de 65 metros: conheça a maior árvore viva da Mata Atlântica
· Conservação no Mundo ·
Cuidados entre chimpanzés. Pesquisadores acompanharam dois grupos de chimpanzés por vários meses no Parque Nacional de Budongo, Uganda, e observaram os animais cuidando de lesões uns dos outros causadas por brigas, acidentes ou armadilhas de caça. [Yale E360]
Prêmio mundial de alimentação. Mariangela Hungria, pesquisadora e agrônoma brasileira, recebeu o Prêmio Mundial da Alimentação, conhecido como o “Nobel da Agricultura”, por pesquisa com insumos biológicos, que aumentaram significativamente a produtividade de grandes culturas e reduziram a necessidade de fertilizantes químicos. [BBC]
· Dicas Culturais ·
• Para ler •
Emergência climática: O aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor | Matheus Shirts
Neste livro, o jornalista ambiental Matthew Shirts explica com detalhes sobre mudança climática, os desafios de um acordo global para combate da emergência, o novo ativismo jovem que tem sido protagonista nesta luta, a importância do Brasil neste panorama e o que podemos esperar do futuro.
[Amazon]
• Para ouvir •
Entrando no Clima #46 – Produtos compatíveis com a floresta | ((o))eco
Neste episódio do podcast Entrando no Clima, tratamos sobre a bioeconomia com o Salo Coslovsky, professor da Universidade de Nova York e pesquisador associado do projeto Amazônia 2030, que explicou o que é o termo, o papel dos produtos compatíveis com a floresta na luta contra as mudanças climáticas e como eles são impactados pela crise.
[Spotify]
• Para assistir •
As guerras de Palmares – Guerras do Brasil.doc | Dirigido por Luis Bolognesi
O segundo episódio da série Guerras do Brasil.doc conta como negros de diversas etnias fugiam dos engenhos para se refugiar nas comunidade quilombolas, falando um pouco também da criação e queda de Palmares.
[YouTube]







