“O cinema enquanto palco para denunciar retrocessos socioambientais” e mais
Olhares atônitos, semblantes fechados e, em sequência, aplausos. Essa foi a reação do público ao final da exibição do curta-metragem “Sukande Kasáká | Terra Doente”, na abertura da décima quarta edição do festival Filmambiente, no Rio de Janeiro. O documentário acompanha os desafios enfrentados pelo povo Khīsêdjê no Xingu, Mato Grosso (MT), em meio ao avanço ilegal de fazendeiros produtores de soja na terra indígena.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
5 de setembro de 2025
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Conama aprova regras gerais para supressão autorizada de vegetação nativa no país
Iniciativa já investiu mais de R$ 600 mi para conter desmate da soja no Cerrado
Da margem ao centro: comunidades articulam protagonismo climático em evento mandatado da UNFCCC
COP30 no Brasil. E eu com isso?
O que o mico-leão-preto tem a ver com a emergência climática?
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.








