Notícias

Kyoto americano

Há uma brigalhada, misturada a um pesadelo burocrático, em curso no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos. Em alguns de seus lagos melhor preservados, descobriu-se através de medições a presença de mercúrio em nível tão alto que proibiu-se o uso dos peixes locais como alimento. A EPA – agência que regula o meio ambiente – disse que a culpa eram as emissões de mercurio de usinas de geração de energia elétrica e determinou que elas imediatamente iniciassem programas para reduzí-las. Na letra pequena da regulamentação, no entanto, a EPA resolveu encarar o processo como uma espécie de protocolo de Kyoto e permitiu que eventuais reduçõees nas emissões de uma usina posssam ser usadas como crédito para adiar consertos em uma que seja mais poluidora. Os ambientalistas detestaram, diz o The New York Times (gratuito, pede cadastro). Acham que isso só servirá para atrasar a execução do programa de redução e estão fazendo carga sobre o Legislativo para proibir a troca de créditos.

Redação ((o))eco ·
25 de março de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
1 de abril de 2026

Planta considerada desaparecida há 100 anos ressurge no Rio de Janeiro

A espécie botânica foi reencontrada no estado por cientistas na Reserva Biológica Estadual de Araras, na região serrana fluminense

Notícias
31 de março de 2026

Governo acelera obras na BR-319 antes de resolver entraves ambientais

Com R$ 678 milhões em licitação, intervenções avançam na rodovia entre Manaus e Porto Velho; Edital para pavimentação do trecho do meio está previsto para sair em abril

Reportagens
31 de março de 2026

Entre ficar e sair: os desafios da juventude nas comunidades da Amazônia

Falta de educação, poucas oportunidades e ausência de políticas públicas impulsionam o êxodo rural entre jovens nas comunidades do Rio Arapiuns, no oeste do Pará

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.