Notícias

Engenharia x natureza

A parte baixa do rio Colorado, na Califórnia, está prestes a receber investimentos de mais de 600 milhões de dólares para tocar um plano de 50 anos de recuperação de suas matas ciliares e de repovoamento de espécies nativas de peixes. Tudo isso destina-se a recuperar um ecossistema que até o governo Bush reconhece estar debaixo de imenso perigo de desaparecer. Todo mundo deveria estar comemorando, certo? Errado. Os ambientalistas estão atacando os planos do governo federal porque, segundo reportagem do The Los Angeles Times (área gratuita), eles acham que é um desperdício de dinheiro que não ataca seu maior problema, a mudança no tipo e temperatura da água provocada por represas que foram construídas em seu curso na década de 30. As represas acabaram com as irregularidades, tanto de temperatura quanto de leito, que todo o ano servia de berço a renovação da vida no Colorado. Graças a elas, o rio hoje corre sempre frio, cristalino e em volume definido. Ótimo para a engenharia, péssimo para a natureza.

Manoel Francisco Brito ·
4 de abril de 2005 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
3 de novembro de 2026

Até onde vai o gigante do Sul

Proteger a araucária em seu limite norte de distribuição em Minas é também conservar a biodiversidade, favorecer a regeneração florestal e manter fontes de alimento e renda associadas ao pinhão →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.