Nesta sexta-feira, dia 22 de abril, será celebrado mais um Dia da Terra. A data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1970 e se voce tem apenas vaga idéia que ela existe e nenhuma idéia sobre o fato de que ela está fazendo 35 anos, console-se. Segundo texto na Slate assinado por Paul Sabin, ambientalista americano de ótima cepa, quase ninguém, pelo menos ninguém fora do movimento ambiental, sabe disso. A culpa, segundo ele, é dos próprios ambientalistas, que estão enfrentando uma crise de meia idade em seu movimento. O mundo mudou, escreve Sabin, mas eles não. Diluíram suas agendas juntando-as às dos movimentos sociais, perderam sua velha identidade e não construíram nenhuma nova. Acabaram do mesmo jeito que seus inimigos, Desistiram de ser movimento de massa e passaram a agir como seus inimigos, montando grupos de pressão que agem junto aos políticos e empresários.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
((o))eco relança a Campanha de Membros para sustentar jornalismo ambiental aberto e independente
Programa amplia participação de leitores e busca sustentar produção independente sem adoção de paywall →
Mulheres e Oceano: infra estruturas invisíveis da vida?
Tanto o oceano quanto as mulheres carregam uma expectativa silenciosa de que vão aguentar mais um pouco. Mas nenhum sistema consegue ser resiliente para sempre →
Decisão do STF sobre tributos na cadeia de reciclagem preocupa setor
ANAP afirma que incidência de PIS e Cofins pode elevar custos operacionais e pressionar atividades ligadas à coleta e comercialização de materiais recicláveis →

