Notícias

O plano B

Outra notícia da Folha diz que o Ministério do Meio Ambiente vai propor que os países ricos financiem os pobres no corte das emissões de HCFCs (gases usados na refrigeração que destroem a camada de ozônio e também causam o efeito estufa) durante um encontro internacional do Quênia para discutir as mudanças climáticas na semana que vêm. A eliminação das substâncias está prevista para 2040 pelo Protocolo de Montreal, com congelamento da produção em 2015. Brasil e Argentina alegam que, com dinheiro para acelerar a diminuição do uso dos gases, pode-se deixar de emitir o equivalente a 5,5 bilhões de toneladas de gás carbônico (as substâncias são milhares de vezes mais nocivas à atmosfera do que o principal vilão do aquecimento global). Pelo cálculo do MMA, as emissões podem se estabilizar em 2011. Até agora não empolgaram as propostas brasileiras para criação de outro fundo, para financiar o fim do desmatamento.

Redação ((o))eco ·
30 de maio de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
31 de março de 2026

Desmatamento cai em fevereiro e é o menor desde 2017

SAD registra menor índice para o mês em oito anos. Pará, Amazonas e Acre lideram o ranking no período. Degradação também diminuiu no período

Salada Verde
31 de março de 2026

Papa nomeia Carlos Nobre para conselho do Vaticano e reforça agenda climática

Cientista brasileiro reconhecido por estudos sobre a Amazônia, Carlos Nobre passa a integrar o órgão estratégico do Vaticano em meio ao avanço da crise climática global

English
30 de março de 2026

Sociobiodiversity as a stronghold that keeps the Cerrado standing

A network of cooperatives brings together different biomes to take small-scale rural products to big markets in Brazil and abroad

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.