Notícias

A prática do fogo

Um grupo de 30 pesquisadores está, nesse momento, no meio da Amazônia. O motivo da expedição é observar como exatamente as queimadas contribuem para o aquecimento global e descobrir formas para diminuí-las ou, idealmente, interrompê-las por completo. O método utilizado para isso não é lá muito ortodoxo. Liderada pelo ecologista Daniel Nepstad, do Woods Hole Research Center (EUA), a equipe encontrou um pequeno pedaço de mata nativa no meio de uma grande cultura de soja. Eles vão atear fogo no local e, durante três dias, pretendem contar o número de árvores que morreram e quantas permaneceram vivas, além de mapear a expansão do incêndio. Notícia da rádio pública americana NPR conta que os cientistas estão preocupados com as técnicas usadas por agricultores e pecuaristas para abrir a floresta.

Redação ((o))eco ·
7 de novembro de 2007 · 18 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.