Atletas de esportes outdoor muitas vezes vêem em suas práticas uma espécie de glamour materialista: possuir os diversos equipamentos tecnológicos que o mercado oferece para cada tipo de aventura. Nossa colunista Ana Araújo confessa ser uma destas pessoas que sonham sempre em adquirir todas as novidades de montanhismo. Dos grandes e pesados casacos de lã, aliados às cordas de sisal pouco seguras, os equipamentos evoluíram para os cilindros de oxigênio, cabos de aço e casacos tweed. Os percursos podem ser os mesmos de décadas passadas, mas os novos materiais viabilizam aventuras muito diferentes.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Estudo genético revela duas novas espécies de bugios no Brasil
A pesquisa pioneira analisou todo genoma dos macacos conhecidos como bugios ou guaribas e confirmou a existência de um total de 16 espécies na América Latina →
O impacto ambiental dos data centers
De que nos serve uma Inteligência Artificial cada vez mais poderosa se não soubermos preservar as condições da vida no planeta? →
Como falar de alimentação e mudanças climáticas nas redes? Oficina promove formação em São Paulo
Atividade gratuita integra a programação da Virada Sustentável 2026 e propõe a produção de conteúdos digitais sobre sistemas alimentares e território →
