Notícias

Carta – Valeu como ensaio

De Thais SalmitoAnalista Ambiental- Ibama/NEA-RJ Sr. Editor Ilha Grande de fora"... Em vez disso, apenas uma equipe do núcleo de educação ambiental...

Redação ((o))eco ·
20 de fevereiro de 2006 · 19 anos atrás

De Thais Salmito
Analista Ambiental- Ibama/NEA-RJ

Sr. Editor

Ilha Grande de fora

“… Em vez disso, apenas uma equipe do núcleo de educação ambiental apareceu para uma palestra. Sem entrega de folhetos ou divulgação prévia aos moradores e turistas da ilha, menos de 20 pessoas prestigiaram o evento: gente do próprio Ibama, Defesa Civil, Polícia Militar, e apenas duas crianças e alguns professores, num galpão com capacidade para 300 pessoas. Segundo um morador que estava lá, foi feita uma apresentação institucional e apresentados dois filmetes sobre educação ambiental. ‘Passaram tudo muito rápido e ainda ficaram falando em SNUC [Sistema Nacional de Unidades de Conservação], conselho gestor… aqui na Ilha Grande ninguém sabe o que é isso. Não foi nada didático’, reclama o morador.”….

Face ao destaque acima, do artigo “Valeu como ensaio” de 11.02.2006 (Andréia Fanzeres), o Núcleo de Educação Ambiental da Gerência Executiva do Rio de Janeiro esclarece que as atividades de Educação Ambiental no Município de Angra dos Reis foram resultantes de um planejamento prévio do Ibama, com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Defesa Civil.

Na pauta da reunião na Prefeitura em que foram abordados os seguintes assuntos.

1 – Diretrizes do Ibama para Educação no Processo de Gestão Ambiental.

-Principais aspectos do PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PRONEA).

– Atividades do NEA/RJ

– Projeto de educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação

– Processo de educação ambiental no licenciamento

– Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA

– Atendimento às demandas institucionais

2 – Discussão das Demandas da Educação Ambiental da Prefeitura de Angra dos Reis, apresentadas pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, a seguir listadas:

– Participação do NEA/RJ, no 1º Seminário Nacional de Ciências, Geografia e História de Angra dos Reis, administrando uma palestra sobre o projeto do NEA/RJ sobre a implementação dos Conselhos Gestores nas Unidades de Conservação, consultando ainda se o MMA/IBAMA poderia apresentar também um Trabalho sobre os Mosaicos de Unidades de Conservação

– Criação de uma rede de informações virtuais entre o NEA/ANGRA e o NEA/RJ

– Solicitação de capacitação, através do curso promovido pelo IBAMA, realizado pela CGEAM/DIGET, “Educação no processo de Educação Ambiental”, na região de Angra dos Reis.

3 – Estratégias discutidas com o NEA e a Prefeitura, para a realização dos Eventos da operação CERIÁ em Angra dos Reis, relativos à Educação Ambiental e PREVFOGO, com o seguinte planejamento:

– Divulgação do trabalho de Educação Ambiental e do PREVFOGO, junto às comunidades e escolas selecionadas pela prefeitura, com apresentação dos equipamentos de combate à Incêndio (Caminhão do PREVFOGO), palestras do NEA/RJ e vídeos, sobre PREVFOGO e sobre Estudos de Impactos Ambientais/RIMA.

Eventos Realizados pelo NEA/RJ, em Angra dos Reis:

06/02/2006.

Às 19:00 Horas – Palestra com professores, alunos e comunidades de pescadores, na Escola Municipal João Pedro, no bairro do Camorim Grande, com apresentações de vídeos, e exposições dos equipamentos utilizados no combate às queimadas, manejados pelo Sr° Atanagildo do PARNA/ITATIAIA, responsável pelo PREVFOGO (Caminhão PREVFOGO e outros equipamentos). Houve debates e distribuição de brindes para os alunos. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas.

Os trabalhos contaram ainda com o apoio da Defesa Civil do Município, que viabilizou o equipamento necessário (data show) e o deslocamento do funcionário Alexandre para auxiliar nas apresentações.

07/02/2006

Às 10:00 Horas – Apresentação do NEA/RJ e PREVFOGO no CIEP do Belém. Houve a realização de filmagens da imprensa local. Foram apresentados os materiais de combate a incêndio e distribuídos CARTILHAS DO NEA-RJ “Proteger Por Quê?”, O boneco LABAREDA e o caminhão do PREVFOGO, conquistaram o público de aproximadamente 400 pessoas, que compareceram ao evento.

08/02/2006

Considerando a impossibilidade de deslocar Professores da Ilha Grande, o NEA-RJ, conseguiu através do Chefe do Escritório Regional de Angra dos Reis/IBAMA, o Analista Sérgio, disponibilizar uma lancha, possibilitando assim, a realização do trabalho da Educação Ambiental e do PREVFOGO, na Vila do Abraão (Ilha Grande). As apresentações tiveram como público alvo, o corpo docente que estava reunido na Escola Brigadeiro Nóbrega, considerando que o teor das palestras, selecionadas para este dia, foi dirigido para esse segmento social (educadores).

O Local escolhido para os trabalhos, foi à Casa da Cultura, na referida vila, definido pelo Sub-secretário de Meio Ambiente de Angra dos Reis, o Sr João Emílio, que mobilizou a comunidade, através da Sub-prefeitura da Ilha Grande, que face à exigüidade do tempo não conseguiu reunir, apesar do esforço, um público maior.

Participaram do evento, os professores da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega (Ernani Mogedo, Flávio Lucas, Neuzeli Cardoso, Euclídes de Barros, Kelly Rodrigues de Souza, Nadja Mara, Marcela Braga, Nordange da Silva, Irene da Silva, Sandra Helena, Sara Celeste Cordeiro, Sálvio Crespo). Também compareceram, o destacamento de bombeiros, policiais militares, funcionários da sub-prefeitura e ambientalistas (CODIG) .

Nas apresentações houve palestras sobre o PRONEA, NEA/RJ e PREVFOGO e contaram com o apoio da Defesa Civil, que cederam gentilmente o data-show (projetor) e um funcionário para operá-lo. Além disso, foi disponibilizada para os professores a cartilha “Proteger Por Quê?”, a publicação “Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidades de Conservação” do NEA-RJ e cópias do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA). Além disso, foi disponibilizado a título de empréstimo, um dos vídeos (sobre EIA/RIMA), solicitado pela CODIG para ser apresentado na Vila do Abraão na semana de 15 à 17, pelo tema e interesse despertado para o referido evento local.

10 de Fevereiro de 2006

O NEA/RJ, manteve contato com a professora Mara responsável pela escola Municipal Diniz Marques de Souza, na localidade de Sertãozinho de Mambucaba, explicando o objetivo da operação CERIÁ e as atividades de Educação Ambiental, efetuadas pelo NEA/RJ. Também foram distribuídas as cartilhas de Educação Ambiental, tendo sido acordado, que a referida escola, poderia solicitar informações complementares na ESEC/TAMOIOS, pela proximidade do local e que, o NEA/RJ, promoveria um evento a ser planejado em data posterior.

O NEA/RJ, realizou em seguida, suas ações na Escola Municipal Nova Perequê, conforme abaixo descrito:

Palestras para professores e alunos do ensino fundamental, contando com a participação da Diretora Cristina Maria de Souza e do corpo docente. O evento teve início às 14:00, com término às 16:00 horas.

Além do trabalho do NEA/RJ e Prevfogo, foram distribuídas cartilhas de prevenção e combate a incêndio aos professores e brindes para os alunos. Houve a apresentação de palestra e vídeos relativos à de educação ambiental utilizando o carro multimídia e o do prevfogo.

Destacamos que o boneco labareda do Prevfogo conquistou as crianças, tendo o evento contado com aproximadamente 500 pessoas.

A escola foi escolhida, em comum acordo com a prefeitura de Angra dos Reis, do NEA/RJ e da Coordenação da Operação CERIÁ (Ibama).

Cabe ressalvar que todos os eventos foram registrados em máquina digital.

Atenciosamente.

Leia também

Reportagens
10 de setembro de 2024

Com queimada recorde, Lula anuncia criação da Autoridade Climática

Em evento em Manaus, presidente retira da gaveta a criação da Autoridade Climática, anuncia medidas contra a seca e defende que pavimentação da BR 319 tem que “ser sustentável”

Reportagens
10 de setembro de 2024

Em Rio Branco, candidatos não tratam fumaça como emergência de saúde

((o))eco analisa como candidatos à prefeitura da capital acreana abordam alguns dos principais problemas ambientais da cidade: queimadas, secas, enchentes, saneamento básico e tratamento de água

Notícias
10 de setembro de 2024

Animais silvestres enfrentam fogo, fome e sede no Pantanal

ONGs tentam reverter veto do MT para ajuda à fauna nativa e avisam que a biodiversidade será prejudicada no longo prazo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.